Artboard Created with Sketch.

Charme e atitude carioca marcam a história do Studio Ro+Ca com a CASACOR

Nesta retrospectiva, relembramos as participações do Studio Ro+Ca nas mostras da CASACOR, trajetória que foi iniciada em 2014

Do sonho de dois arquitetos recém-formados, nasceu o Studio Ro+Ca. Uma história que saiu dos portões da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conquistou diferentes sites e revistas internacionais, da Itália até o Japão. Essa é a trajetória de Carlos Carvalho e Rodrigo Béze, os nomes por trás da sigla, que vêm deixando seu charme carioca pelos projetos que assinam desde a fundação do escritório, em 2013.

Quase simultânea à sua criação, deu-se a primeira participação do Studio Ro+Ca nas mostras da CASACOR. Esta, que aconteceu em 2014, trouxe o olhar despojado dos arquitetos para o Hashtag_Room, um living tecnológico inspirado na paisagem urbana. Desde então, a dupla voltou à mostra carioca em todos os anos que se sucederam. Em sua última participação, em 2019, os arquitetos deram vida a um terraço acolhedor, às vistas da Baía de Guanabara. Neste ano, também estrearam na mostra em São Paulo, com a Casa Berilo Leroy Merlin, onde o geometrismo do piso vinílico criou um high-low interessante, equilibrando materiais acessíveis e peças de design assinado.

Apostar na padronização geométrica é, inclusive, uma das características que distinguem o estúdio. Sua experiência se volta para um morar jovem e descolado, em que o olhar é atraído por grafismos surpreendentes, que ressignificam por completo um ambiente. Outro traço da dupla de arquitetos é o mix de materiais — por vezes marcados pela madeira, em outras pelo cimento — e de texturas, que propõem uma experiência sensorial e estimulam o tato. Estas dualidades criam um jogo visual envolvente, com muita atitude, indentitário do estúdio.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.