Jardins suspensos são tendência na CASACOR 2021, confira projetos!

Selecionamos 6 projetos da CASACOR 2021 que apostaram em jardins suspensos para trazer modernidade e praticidade nas composições

Por Yeska Coelho Atualizado em 11 abr 2022, 17h47 - Publicado em 7 abr 2022, 10h00

SP Estudio - Casa Ninho, projeto da CASACOR São Paulo 2021.

Práticos e despojados, os jardins suspensos vêm ganhando destaque em projetos residenciais e comerciais que não abrem mão de ter um “verdinho” aconchegante para dar mais vida à composição. Mas dá para chamar de tendência? Na visão dos especialistas da CASACOR 2021 não há dúvidas sobre isso: e não só isso, como vários deles apostaram em plantas suspensas em seus ambientes.

No projeto acima, assinado pelo SP Estúdio, o verde estava em todos os lugares – inclusive nas paredes. Fazendo uso de uma floreira ou mesmo de um painel, é possível incluir espécies diversas sem ocupar espaço. As samambaias costumam ser as favoritas para esse tipo de composição, já que apresentam um caimento leve que traz movimento para o espaço.

Larissa Abreu - A Loja Essencial, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Larissa Abreu – A Loja Essencial, projeto da CASACOR São Paulo 2021. Márcio Souza de Santana/CASACOR

Outra especialista que apostou em um jardim suspenso foi Larissa Abreu. O projeto contou com pequenos vasos suspensos e plantinhas mais delicadas que chamam a atenção e criam um acessório único para o ambiente.

Pedro Luiz de Marqui - Estúdio Liberdade, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Pedro Luiz de Marqui – Estúdio Liberdade, projeto da CASACOR São Paulo 2021. MCA Estúdio/CASACOR

Uma das vantagens de apostar nos jardins suspensos está na economia de espaço. Em um estúdio que possui metragens reduzidas, como o assinado por Pedro Luiz de Marqui, apoiar as espécies em um lugar criativo, como a divisória entre o lavabo e o quarto da suíte, como trazido pelo arquiteto, pode ser uma boa aposta para não comprometer a circulação do ambiente.

Continua após a publicidade

Gabi Pontual - Sala do Viver. Projeto da CASACOR Pernambuco 2021.
Sala do Viver. Gabi Pontual – CASACOR Pernambuco 2021 MCA Estudio/CASACOR

Para quem tem dúvidas sobre como usar plantas na cozinha, Gabi Pontual exibiu uma forma moderna, que contou com jardins suspensos para ser colocada em prática. Batizado como “Sala do Viver”, o projeto traz uma reflexão sobre a vida e a natureza, e nada como as plantas serem utilizadas como um verdadeiro símbolo da vida.

Ana Moura e Ana Higino Arquitetos Associados - Memórias por Ana Moura e Ana Higino. Projeto da CASACOR Pernambuco 2021.
Ana Moura e Ana Higino Arquitetos Associados – Memórias por Ana Moura e Ana Higino. Projeto da CASACOR Pernambuco 2021. MCA Estudio/CASACOR

Colocar pequenas floreiras embutidas na parede também um jeito inteligente de conseguir otimizar espaço e criar um detalhe bonito no projeto. Ana Moura e Ana Higino da Arquitetos Associados colocaram isso em prática e criaram um espaço para leitura bastante acolhedor e saudável.

Dois A Arquitetura e Interiores - Algaroba,, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Dois A Arquitetura e Interiores – Algaroba, projeto da CASACOR São Paulo 2021. Rafael Renzo/CASACOR

O bar da CASACOR São Paulo também apostou em um jardim suspenso para trazer vida à decoração de um jeito que não comprometesse o preparo das bebidas e comidas. Para isso, diferentes espécies foram colocadas no teto, refletindo um urban jungle exuberante.

Continua após a publicidade

Publicidade