Invasão verde no Janelas CASACOR São Paulo: paisagismo é centro da edição

Nos diversos contêineres espalhados pela cidade é possível conferir, até 08 de dezembro, inspirações em jardins cheios de vida que roubam a cena

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 16 nov 2020, 14h10 - Publicado em 11 nov 2020, 10h00
Salvador Cordaro/CASACOR

Se você tem acompanhado a edição São Paulo da exposição Janelas CASACOR, você deve ter reparado que os contêineres, espalhados em diversos pontos da cidade, não se resumem ao projeto arquitetônico, já que muitos deles vêm acompanhados de suntuosos projetos paisagísticos.

Uma verdadeira invasão verde tomou conta da exibição paulistana – e não à toa, se pensarmos na motivação sustentável do projeto, que coloca contêineres no centro do novo morar; este, que estimula um viver marcado pelo bem estar, pela reconexão e, claro, pela natureza. Descubra mais abaixo!

Um jardim de encher os olhos

Salvador Cordaro/CASACOR

Que a Casa Conectada LG é um projeto cativante em todos os sentidos a gente já sabia. Com um desenho de interiores ligado nas tendências do futuro, o Suite Arquitetos deu um passo além e promoveu uma reflexão sobre como construir uma sociedade melhor. Não é preciso, porém, adentrar o espaço para se sentir impressionado por ele. O jardim exuberante de Bia Abreu revolve toda a área exterior da casa e enche o olhar de quem passa pela praça cidade de Milão. É lá, inclusive, que as folhagens de identidade tropical vão ficar abrigadas após o fim da exposição.

Natureza para emoldurar

Salvador Cordaro/CASACOR

Um lar que atua como um refúgio particular do mundo, onde tudo que remete ao nosso íntimo está refletido na arquitetura. Esta é a proposta de Roberto Migotto que, junto de Ricardo Minelli, elegeu o design afetivo como prioridade no Estúdio R2M. Do lado de fora, a estrutura do contêiner é toda tomada pelas plantas naturais, que contornam a entrada em um tipo de moldura para o projeto de interiores. O paisagismo leva assinatura de Luiz Carlos Orsini.

Energia verde

Salvador Cordaro/CASACOR

Para Ticiane Lima, a casa do pós-pandemia é caracterizada, acima de tudo, pelo respeito ao planeta – em todas suas esferas. Além do projeto de interiores do Estúdio Elo, a arquiteta pensou também em como incorporar a natureza à área externa. Para isso, ela criou um telhado verde que fornece energia ao ambiente através do uso de placas solares.

Um retorno à terra

Salvador Cordaro/CASACOR

As implicações do novo morar são, para Leo Shehtman, um retorno à tudo que é verdadeiro. “Estamos de volta ao lar, olhando para a nossa casa, para a nossa memória afetiva”, afirma. No Office Terra Brasil, a proposta natural é revelada também nos revestimentos, que traz, do forro ao piso, a textura da madeira. A área externa é toda tomada por diferentes espécies de plantas, que sobem e caem através da estrutura do contêiner – que se estende ao longo de 3 metros de pé direito.

Ponto verde

Leka Mendes/CASACOR

Em um contêiner minuciosamente branco, é impossível não notar a energia do verde vibrar tanto do lado de fora como no de dentro. No projeto de Brunete Fraccaroli, o branco puro remete não só a uma ideia sanitária, mas também reflete sobre o que é realmente essencial para morar. E no centro deste novo viver, sem excessos e descomplicado, aparece a natureza. Para Brunete, plantas são indispensáveis – especialmente agora. E foi isso que ela trouxe para o Simplicidade: um projeto cercado de vida verde.

Um jardim espirituoso

Salvador Cordaro/CASACOR

Em uma casa destinada ao viver prático, por que não ter um jardim que seja o mesmo? Repleto de espadas-de-são-jorge – uma planta que muitos acreditam atrair boas energias e renovar os ares do lar –, o conjunto de vasos baixos na entrada do Pra Que Mais?, projeto de João Armentano, atuam também como um elemento decorativo. O projeto de paisagismo é assinado por Daniel Nunes.

Continua após a publicidade

Serviço Janelas CASACOR, edição São Paulo

Onde?

Em vários pontos da cidade de São Paulo, confira os locais aqui.

Visite todos os ambientes com o Tour 3D no site janelascasacor.com.br

Quando?

De novembro a dezembro de 2020

Quanto?

Gratuito

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade