Janelas CASACOR São Paulo: tempos atípicos pedem Simplicidade

Batizado Simplicidade, o projeto de Brunete Fraccaroli para o Janelas CASACOR São Paulo traz a assepsia do branco como protagonista

Por Ana Carolina Harada Atualizado em 16 nov 2020, 14h12 - Publicado em 10 nov 2020, 15h03
Leka Mendes/CASACOR

À primeira vista, os manequins bebendo leite lembram um cenário distópico vindo de algum filme de Stanley Kubrick. Nada mais justo, dado os tempos atípicos que passamos. O contêiner Simplicidade, do Janelas CASACOR, edição São Paulo, assinado pela veterana Brunete Fraccaroli, surpreende tanto na parte estética quanto na conceitual.

Pureza física e de alma

 

Leka Mendes/CASACOR

Quem está acostumado com os projetos coloridos e alegres de Brunete, dificilmente a imaginaria assinando um ambiente tão monocromático. O branco cobre as paredes e móveis chegando até aos próprios ocupantes. A verdade é que essa ruptura de estilo pessoal reflete justamente o momento de anormalidade e de pandemia. “Precisamos voltar à simplicidade”, como ela própria explica.

Do ponto de vista histórico, desde as reformas sanitaristas do século XIX, a cor branca é associada a ideia de higiene, uma vez que ela permite que as impurezas sejam detectadas facilmente. O living e a cozinha, além de claros, possuem superfícies uniformes e poucos objetos decorativos, tornando-os cômodos muito fáceis de se cuidar.

Leka Mendes/CASACOR

No plano subjetivo, toda essa assepsia dos espaços físicos representa a reflexão acerca do que é realmente essencial para morar. Decorações mais clean são uma tendência do novo morar, pois ambientes muito amontoados ou excessivos são difíceis de manter e podem cansar um ocupante que agora passa a maior parte do tempo em casa.

Além do branco, protagonista, destacam-se também os dois face shields futuristas, suspensos como luminárias, bem acima da mesa. Eles são uma abstração lúdica das novas necessidades.

A cor da vida

 

Leka Mendes/CASACOR

Mas nem tudo é distopia. A arquiteta faz questão de incluir o verde no contêiner, tanto do lado de dentro quanto do lado de fora. Plantas são indispensáveis na vida agora, segundo ela. Por esse motivo, a Simplicidade vem cercada de jardins!

Continua após a publicidade

Serviço Janelas CASACOR, edição São Paulo

 

Onde?

Em vários pontos da cidade de São Paulo, confira os locais aqui.

Visite todos os ambientes com o Tour 3D no site janelascasacor.com.br

Quando?

De novembro a dezembro de 2020

Quanto?

Gratuito

Continua após a publicidade
Publicidade