4 ideias para incluir plantas de um jeito diferente na decoração

Selecionamos ideias criativas e certeiras para fazer a decoração de ambientes do seu lar ficar ainda mais moderna. Confira!

Por Yeska Coelho Atualizado em 9 Maio 2021, 16h24 - Publicado em 6 Maio 2021, 08h32
CASACOR São Paulo 2016. Sala da Família - Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães. A dupla investiu no garimpo e na mistura em seu projeto, que mescla achados de antiquário, arte contemporânea e plantas naturais. Tons como o rosa seco e o verde-água ajudam a definir uma composição leve e interessante.
CASACOR São Paulo 2016, por Sala da Família – Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães. Divulgação/CASACOR

As plantas aliadas a decoração de ambientes é uma tendência que, cada vez mais, vem se tornando realidade na vida de muitos brasileiros. São vários os motivos: melhoram a circulação, tiram energias ruins, deixam a temperatura interna mais agradável e ainda são super bonitas, trazendo leveza ao décor.

Ideias diferentes podem (e devem) ser incorporadas na hora de incluir plantas na decoração para fugir do óbvio. Seja em nichos, estantes ou mesmo em um vaso super chamativo, as espécies fazem bonito – e podem ser adaptadas a todo o tipo de estilo, do industrial ao minimalista.

A seguir, separamos 4 ideias criativas de como colocar plantas na decoração para você se inspirar!

1. Estante com plantas

estante com plantas_ area de convivencia _ Camila Ramundo, Danilo Ferreira e Maria Carolina CASACOR RJ 2018
Área de Convivência do Coworking, por Camila Ramundo, Danilo Ferreira e Maria Carolina CASACOR Rio de Janeiro 2018 Divulgação/CASACOR

Colocar as plantas na estante é um jeito criativo e super tendência de incluir as espécies na decoração. Afinal, a sala de estar quase sempre vai contar com iluminação abundante, e dessa forma cria um ambiente super ameno para o cultivo.

Escolher espécies mais “brutas”, que invadem o ambiente, como é o caso das samambaias, combina com qualquer tipo de decoração, e torna o espaço muito mais alegre.

Continua após a publicidade

2- Nichos e prateleiras

apartamento com planta em prateleira no quarto
Julia Totóli/CASACOR

Os nichos e prateleiras são queridinhos para decorar ambientes, pois são ótimas opções para melhor utilizar o espaço da parede. Por essa razão, dar a eles a tarefa de acomodar as plantas é uma boa pedida, pois deixa as espécies a um bom alcance, cria dinamismo no espaço e ainda é uma opção mais segura do que deixar as plantas no chão do quarto.

3- Vasos suspensos

duas poltronas marrom em frente a uma parede texturizada com linhas brancas e pretas se encontrando como em um labirinto. À direita, uma parede verde escuro apoia uma prateleira em madeira clara e um quadro decorativo.
Projeto: Octavio Meireles e Choque Arquitetura e Design/CASACOR

Super inovadores, os vasos suspensos tem um apelo bastante moderno, e quando colocados em diferentes ambientes podem trazer uma atmosfera despojada e bonita para o espaço.

É uma opção interessante para ambientes cujo pé direito é alto para não comprometer a circulação e nem “achatar” o espaço.

4- Paredes inteiras com plantas

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras angela leite barbosa daniel marques mendes suite hospedes
Suíte de Hóspedes, por Angela Leite Barbosa e Daniel Marques Mendes CASACOR Rio de Janeiro 2021 André Nazareth/CASACOR

E que tal ousar e colocar toda uma parede coberta por espécies? Essa foi a ideia da dupla de arquitetos Angela Leite Barbosa e Daniel Marques Mendes para o CASACOR RJ. O quarto de banho tinha tudo para ser um ambiente simples e acolhedor, mas as plantas transformaram a composição de um jeito positivo.

O resultado foi um espaço ainda acolhedor, mas cheio de estilo!

Continua após a publicidade
Publicidade