Continua após publicidade

Rede Artesol: 1ª plataforma digital de artesanato do mundo

A organização Artesol lançou a plataforma inédita no dia 27 de março para convidados seletos e imprensa. Conheça você também!

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 18 fev 2020, 07h53 - Publicado em 27 mar 2018, 15h47
(Reprodução/CASACOR)

Como preservar o conhecimento e a técnica? Essa é questão que motivou a organização sem fins lucrativos Artesol a criar a primeira plataforma digital no mundo que reúne artesãos, comerciantes e compradores. O objetivo do projeto, lançado nesta terça-feira (27), é criar uma verdadeira rede que, por meio de seus contatos, permita a manutenção e permanência do artesanato como forma de vida.

(Reprodução/CASACOR)

O artesanato de raiz brasileiro é muito mais do que qualquer coleção de peças. Nele estão contidos traços e elementos culturais riquíssimos, repletos do sincretismo que compõe a chamada “brasilidade”. Porém, como tais técnicas não são formalizadas em documentos, livros ou manuais, corria-se um risco permanente de sua extinção.

Peças da Criqué Caiçara, produzidas no Vale do Ribeira (Reprodução/CASACOR)

O medo de que o conhecimento artesanal se perdesse, à medida que novas gerações não demonstrassem interesse em perpetuá-lo justifica a importância da iniciativa pioneira da Artesol. A rede funciona como um grande banco de dados, com trabalhos, biografias e imagens disponíveis. Além disso, ela é uma forma de colocar os artesãos em contato com o mercado e outros artistas do Brasil, valorizando seu trabalho.

Cerâmica Artesanal Serra da Capivara (Rafael Latorre/CASACOR)

A Artesol fez um extenso trabalho de mapeamento de criadores, oferecendo também a capacitação necessária para a inserção no mundo digital: gerenciamento de Facebook, Instagram e produção de conteúdo para eles. Tudo isso para que a Rede Artesol funcionasse como retrato do artesanato nacional, bem como fonte para pesquisas e plataforma de negócios e contatos.

Socorro e suas irmãs desde a infância se dedicaram a confeccionar bonecas e, com elas, sonhos. A Casa da Boneca Esperança nasceu da iniciativa de Socorro e Aderita, com a mediação da Artesol. (Divulgação/CASACOR)

Conheça a nova plataforma! https://artesol.org.br/

O bordado em folhas de Clarice Borian. (Reprodução/CASACOR)
Publicidade