Continua após publicidade

Mestre das instalações monumentais, Christo morre aos 84 anos

Neste domingo, 31 de maio, o artista morreu em sua residência em Nova York de causas naturais, segundo nota do estúdio

Por Redação
Atualizado em 2 jun 2020, 11h00 - Publicado em 1 jun 2020, 13h23
Obra de Christo em Londres, intitulada The London Mastaba, no Hyde Park. (Wolfgang Volz/CASACOR)

Christo Vladimirov Javacheff, conhecido apenas como Christo, morreu em sua residência em Nova York neste domingo, 31 de maio. Aos 84 anos de idade, o artista plástico búlgaro faleceu de causas naturais, segundo nota divulgada em suas redes sociais. Conhecido por suas criações em monumentos históricos de larga escala, Christo acumulou diversas intervenções artísticas em sua carreira. Entre as mais conhecidas, estão o embrulho do Pont Neuf em Paris (1985) e do Reichstag em Berlim (1995).

View this post on Instagram

A post shared by Christo and Jeanne-Claude (@christojeanneclaude)

Em nota, o escritório do artista ainda homenageou o pioneirismo de seu trabalho. “Christo viveu sua vida ao máximo, não apenas sonhando com o que parecia impossível, mas percebendo-o. O trabalho de Christo e Jeanne-Claude [sua esposa] reuniu pessoas ao redor do mundo em experiências compartilhadas, e seu trabalho vive em nossos corações e memória”. A mensagem ainda completa: “de seus primeiros objetos embrulhados aos monumentais projetos ao ar livre, o trabalho de Christo e Jeanne Claude transcendeu os limites tradicionais de pintura, escultura e arquitetura”.

Christo faleceu antes de completar seu plano de embrulhar o Arco do Triunfo, em Paris — projeto que concebeu em 1962 e iria realizar em setembro de 2021. Em declaração oficial, o estúdio do artista divulgou a continuidade do projeto, que está em andamento e deve acontecer entre 18 de setembro e 3 de outubro deste ano, seguindo os desejos do artista.

Continua após a publicidade

 

Publicidade
Pular para o conteúdo