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MDW 2018: exposição mostra o “eu humano” como nunca visto antes

Durante a Semana de Design de Milão, uma exposição de Masahiko Sato será apresentada na Issey Miyake Shop

 (Divulgação/CASACOR)

Durante a Semana de Design de Milão, uma exposição de Masahiko Sato – professor de Pós-Graduação em Cinema e Novas Mídias da Tokyo University of the Arts – será apresentada na Issey Miyake Shop. Intitulada “O Meu Primeiro Eu: Conheça-se como nunca antes”, a mostra é uma interação de ideias lançadas no último livro de Sato “Novas formas de compreensão”, incluindo instalações interativas e filmes que fazem uso da tecnologia para induzir “sensações que nunca foram experimentadas antes”.

“Quanto você sabe sobre si mesmo?” é a pergunta que motiva a apresentação de Sato. Conhecemos nosso nome, rosto, altura, peso, nossos pais e irmãos, amigos, a comida favorita, a música que ouvimos com frequência, as escolas nas quais nos formamos e o nosso passado. “Talvez você se conheça mais do que qualquer outra pessoa neste universo”.

Entretanto, tudo mudou com o avanço tecnológico. A partir do lançamento de aparelhos de gravação, as pessoas descobriram pela primeira fez com o que pareciam, do ponto de vista objetivo. Antes disso, você só podia ouvir sua voz de dentro de você. As pessoas passam a experimentar uma nova versão de si mesmas. O desenvolvimento dessas tecnologias permite que a sociedade nos conheça mais do que nós mesmos. Para a exposição na Loja Issey Miyake em Milão, os visitantes poderão experimentar quatro instalações em torno deste tema:

 (Divulgação/CASACOR)

“Pool of fingerprints” busca apresentar para aos visitantes uma narrativa física e emocional sobre suas impressões digitais, criando a sensação de que nossa identidade está perdida entre os bilhões de indivíduos que compõem a sociedade.

 (Divulgação/CASACOR)

“I am looking at me being watched by someone else” cria a impressão de olhar para si mesmo através dos olhos e do cérebro de um estranho.

 (Divulgação/CASACOR)

“Ride a swing with finger” permite que os visitantes se sintam como se estivessem andando de um lado para o outro, em um balanço, com o dedo, em vez de com as pernas ou quadris:

A exposição apresenta uma seleção de obras em vídeo que incorporam a experimentação de Sato com novas representações de seres humanos, como o Ballet Rotoscope, que mostra os movimentos de uma bailarina traçados por geometrias geradas por algoritmos.

A marca Issey Miyake abriu sua primeira flagship store na Itália em 2017, na via bagutta 12. O edifício histórico construído no século XIX foi fielmente restaurado e renasceu em uma loja projetada por Tokujin Yoshioka.

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