Continua após publicidade

Hotel promove restauração do centro histórico do Rio de Janeiro

O Vila Galé Rio de Janeiro é responsável pela recuperação de um palacete antigo do século XIX

Por Evelyn Nogueira
Atualizado em 17 fev 2020, 16h47 - Publicado em 29 out 2018, 18h27
(Reprodução/CASACOR)

O Hotel Vila Galé é uma ótima pedida para quem quer curtir o centro histórico do Rio de Janeiro em um prédio que dialoga com o ambiente onde se encontra. Inaugurado em dezembro de 2014, é muito desfrutado por artistas e músicos cariocas.

O Vila Galé recuperou um palacete antigo do século XIX, que abrigou o hotel Magnífico e depois uma escola. Atualmente, o local tem 292 quartos, com suítes que mantêm o charme do palácio e quartos mais modernos na nova torre.

A decoração é inspirada no samba, na bossa nova e na cultura luso-brasileira. Os janelões com varandas individuais lembram as construções antigas, e permitem uma experiência ainda mais imersa na arquitetura histórica.

O empreendimento manteve a estrutura original do prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico e cultural, anexando apenas a parte mais moderna. No prédio histórico, estão comportadas suítes que desfrutam do melhor do estilo clássico. O mobiliário em tons de vermelho e bege dialoga com as paredes e fachada do prédio.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar ainda a importância deste tipo de construção em centros históricos, que promovem ainda mais o turismo local. Os Arcos da Lapa e a Escadaria Selarón, por exemplo, ficam a pequenas distâncias do hotel e permitem que o turista goze ainda mais do centro da cidade.

Para os bons amantes da gastronomia ainda existe a opção de dois restaurantes, o Versátil e o Inevitável, de cozinha gourmet, com inspiração mediterrânea. Há também dois bares, um deles dedicado à Vinicius de Moraes, com peças de decoração com estilo vintage. A área de lazer conta com piscina, spa, ginásio, sala de massagem e jacuzzi! As instalações são um convite ao relaxamento e descompressão para os hóspedes.

A iniciativa de usar a arquitetura para promover o turismo local é muito usada na Europa. Um exemplo é o Museu Guggenheim, em Bilbao, na Espanha. A economia da cidade foi impulsionada a partir da construção de Frank Gehry, que mudou também a maneira de pensarem sobre museus.

Na galeria abaixo, selecionamos fotos do hotel Vila Galé! Confira.

Continua após a publicidade

 

Publicidade