Artboard Created with Sketch.

Hotel no Alentejo, em Portugal, é premiado na Bienal de Veneza 2018

O hotel, assinado pelo arquiteto português vencedor do Pritzker Eduardo Souto de Moura, recebeu o Leão de Ouro na Bienal

 (Divulgação/CASACOR)

Localizado no centro-sul de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. De topografia composta por colinas e clima ameno, ela foi palco de inúmeras obras da literatura portuguesa (como Viagens em Minha Terra de Almeida Garret e O Primo Basílio, de Eça de Querioz).

 (Divulgação/CASACOR)

Por sua beleza natural e presença de vilas, castelos e construções medievais, o Alentejo é um destino turístico muito procurado. Foi ali que o arquiteto português vencedor do Pritzker, Eduardo Souto de Moura, construiu o projeto de hotel que lhe rendeu o Leão de Ouro da Bienal de Veneza de 2018.

 (Divulgação/CASACOR)

Buscando relações entre arquitetura, tempo e lugar, Souto criou o hotel em meio às vinhas e às oliveiras centenárias de uma fazenda na Herdade de São Lourenço do Barrocal, nos arredores de Monsaraz, pertencente há dois séculos à mesma família. O conceito central era valorizar o conhecimento e o legado popular, por meio da preservação de materiais e métodos.

 (Divulgação/CASACOR)

Além do trabalho de Souto, destaca-se no Alentejo, a Adega Mayor, assinada por Álvaro Siza Vieira, também vencedor do Prtizker. A Adega é um marco em Portugal por ser a primeira concebida por um arquiteto, como uma obra de arte, dispondo de mobiliário e iluminação exclusiva.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.