Conheça a cineasta responsável pelo timelapse da CASACOR SP 2022

A edição comemorativa dos 35 anos da mostra paulistana recebe as lentes 8k da cineasta Fernanda Ramos, especialista e pioneira do timelapse no Brasil

Por Marina Pires Atualizado em 29 jun 2022, 18h37 - Publicado em 29 jun 2022, 11h00
CASACOR São Paulo 2022 comemora seus 35 anos no Conjunto Nacional
Conjunto Nacional – CASACOR São Paulo 2022 | Ulisses Agnelli/CASACOR

Você já teve a curiosidade em saber como é a montagem de uma CASACOR? Como um espaço vazio, de uma hora para outra, se transforma na maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas? 

Neste ano, a CASACOR São Paulo recebe as lentes 8k da cineasta Fernanda Ramos, da Jugular Filmes, especialista e pioneira do timelapse no Brasil, para documentar a montagem da mostra paulistana, que leva sua edição comemorativa de 35 anos para uma localização inédita: o Conjunto Nacional.

cineasta Fernanda Ramos, pioneira do timelapse no Brasil
A cineasta Fernanda Ramos e a Jugular Prime 8k | Maurício Simonetti/CASACOR

Bacharel em Cinema e Vídeo pela ECA-USP, Fernanda especializou-se na execução de timelapse para o acompanhamento de obras de engenharia, o que aprimorou não só sua prática na execução deste tipo de filme, como também seus conhecimentos técnicos diante dos equipamentos cinematográficos. 

cineasta Fernanda Ramos, pioneira do timelapse no Brasil
A câmera Jugular Prime 8k desenvolvida por Fernanda | Maurício Simonetti/CASACOR

“Eu uso um sistema que eu mesma desenvolvi ao longo dos anos. São lentes de distância focal fixa de alta resolução, o que deixa a imagem sofisticada e com ainda mais nitidez”, conta Fernanda. 

Câmera Timelapse Panorâmica, por Fernanda Ramos – cobertura 218 Graus. Painel Solar Integrado e Upload Automático de Imagens |
Câmera Timelapse Panorâmica – cobertura 218 Graus. Painel Solar Integrado e Upload Automático de Imagens | Jugular Filmes/CASACOR

Apresentado em uma velocidade superior ao acontecimento, o timelapse é a memória compacta de um evento, sintetizando em um tempo mais curto o projeto documentado. Eventos como a CASACOR são ideais para este tipo de filmagem. 

“É muito interessante você ter um registro da CASACOR através do timelapse, porque é um evento efêmero, que tem uma duração limitada”, comenta a cineasta. 

Conjunto Nacional - CASACOR São Paulo 2022 |
Conjunto Nacional – CASACOR São Paulo 2022 | Ulisses Agnelli/CASACOR

“No resultado final, existe ali [no timelapse] a memória do que aconteceu e a forma como aquilo foi executado.”

Continua após a publicidade

Fernanda foi responsável pelo timelapse da Casa LG ThinQ, espaço assinado pelo arquiteto Guto Requena para a CASACOR São Paulo 2021. Foi o primeiro trabalho realizado pela cineasta na mostra paulistana.

Confira o resultado no vídeo abaixo.

Este ano, ela volta com uma responsabilidade ainda maior: realizar o timelapse da mostra inteira! 

“Fiquei muito feliz com o convite! Estou animada, pois é a primeira vez, também, que faço um filme de timelapse em preto e branco“, conta a cineasta. 

cineasta Fernanda Ramos, pioneira do timelapse no Brasil
A cineasta Fernanda Ramos e sua câmera Jugular Prime 8k | Maurício Simonetti/CASACOR

“Quando eu fiz o estudo do espaço da mostra, e fiz os testes de cores, eu amei o resultado! Achei que super combinou com a mostra”, completa. 

CASACOR São Paulo 2022 comemora seus 35 anos no Conjunto Nacional
Conjunto Nacional – CASACOR São Paulo 2022 | Ulisses Agnelli/CASACOR

A edição comemorativa de 35 anos da CASACOR São Paulo acontece de 05 de julho a 11 de setembro no Conjunto Nacional, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, localizado na Avenida Paulista, 2073. Garanta seu ingresso aqui.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade