Continua após publicidade

Exposições da Japan House destacam o fazer manual no Japão contemporâneo

O centro cultural inaugura em abril duas novas exposições: Fluidez e JAPÃO 47 ARTESÃOS – que ressignificam a tradição japonesa através da tecnologia

Por Fernanda Drumond
Atualizado em 17 fev 2020, 16h38 - Publicado em 17 abr 2019, 15h52
(WOW/CASACOR)

A Japan House de São Paulo apresenta em abril duas novas exposições: Fluidez e JAPÃO 47 ARTESÃOS – que e destacam a tradição do fazer manual e as novas possibilidades da tecnologia.

(WOW/CASACOR)

Água, luz e música são os principais elementos que dão vida a Fluidez, mostra que ocupa o térreo da Japan House São Paulo. A instalação inédita é do estúdio de design visual WOW, que possui extensa atuação no campo do design visual e se apresenta pela primeira vez na América do Sul, confirmando o objetivo da Japan House São Paulo de apresentar vertentes
contemporâneas do Japão.

Continua após a publicidade

O projeto, desenvolvido exclusivamente para o local, tem como ponto de partida o movimento dos líquidos e de pequenas partículas, que se assemelham à dinâmicas de elementos vivos. O resultado é um ambiente mágico formado por nove pilares de água e partículas metalizadas, com capacidade de 500 litros cada, que a partir de uma ampla sincronia entre movimento, música e luzes coloridas, cria um fluxo orgânico com intensa energia e vitalidade.

(D&DEPARTMENT PROJECT/CASACOR)

Com curadoria do designer japonês Kenmei Nagaoka, do D&DEPARTMENT PROJECT, a exposição JAPÃO 47 ARTESÃOS apresenta peças que contam a história das 47 províncias japonesas. Entre tradição e inovação, a nova mostra criativo de 47 artesãos contemporâneos, que ressignificam técnicas milenares do Japão.

Continua após a publicidade
(D&DEPARTMENT PROJECT/CASACOR)

Localizada no segundo andar do centro cultural, a exposição traça um amplo panorama do fazer manual no Japão atual, com itens que revelam histórias e características individuais das províncias e se utilizam de designs típicos, inclusive para subvertê-los. A primeira vista, os itens podem parecer distantes da regionalidade típica, porém, o ponto de partida para esses artesãos em suas criações são, muitas vezes, as memórias de sua terra natal, os materiais e as técnicas herdadas nos muitos séculos de saber.

(D&DEPARTMENT PROJECT/CASACOR)

Serviço

JAPÃO 47 ARTESÃOS

De 23 de abril a 17 de julho de 2019

Continua após a publicidade

FLUIDEZ

De 23 de abril a 04 de agosto de 2019

JAPAN HOUSE São Paulo

Avenida Paulista, 52

Horário de funcionamento:

Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h

Continua após a publicidade

Domingos e feriados: das 10h às 18h

Entrada gratuita

Confira a programação completa em www.facebook.com/JapanHouseSP/

Continua após a publicidade
Publicidade