Arquitetura para cães é o tema da nova exposição da Japan House

A mostra, denominada Architecture for Dogs: Arquitetura para Cães, inaugurará na Japan House, em São Paulo, no dia 19 de janeiro

Por Alex Alcantara - Atualizado em 17 fev 2020, 16h43 - Publicado em 11 jan 2019, 13h32
O Casulo (The Cocoon), por FGMF Arquitetos Divulgação/CASACOR

Você sabia que, no Japão as pessoas têm mais gatos e cachorros do que filhos? É cultural no país possuir uma relação mais profunda e relevante com os pets, que acabam tendo um espaço especial nos lares. De acordo com essa tendência, o japonês Kenya Hara – diretor criativo da Muji – reuniu 15 profissionais para explorarem a arquitetura voltada para os cachorros, de acordo com as visões peculiares dos bichinhos.

No Dog, No Life! por Sou Fujimoto Hiroshi Yoda/Divulgação/CASACOR

A mostra, denominada Architecture for Dogs: Arquitetura para Cães, inaugurará na Japan House, em São Paulo, no dia 19 de janeiro. A exposição já passou pela China, Estados Unidos e Japão e agora, chega ao Brasil. Ela conta com obras de renomes japoneses como Sou Fujimoto, Shigeru Ban, Toyo Ito e Kengo Kuma, além do escritório holandês MVRDV e do designer alemão Konstantin Grcic.

Beagle House – Interactive Dog House por MVRDV Hiroshi Yoda/Divulgação/CASACOR

E, claro, o Brasil não poderia ficar de fora. O escritório FGMF Arquitetura, que faz parte do elenco CASACOR, também apresenta uma de suas ideias para o mundo dos doguinhos, O Casulo, que vem para complementar a expo. Lembrando que, o escritório brasileiro, também participou da criação do projeto da Japan House, ao lado de Kengo Kuma.

Hiroshi Yoda/Divulgação/CASACOR

Todas as casinhas arquitetônicas para cachorros foram pensadas para raças pequenas, já que todo o projeto é voltado para os lares do Japão, onde a tendência é ter espaços compactos. O intuito do projeto é, além de apresentar novas ideias arquitetônicas voltadas para outros seres (como os cães), também explorar a capacidade criativa dos profissionais, que têm como cliente, não um ser humano, mas sim um pet, e tentar imaginar quais são seus desejos e vontades.

Mount Pug por Kengo Kuma Hiroshi Yoda/Divulgação/CASACOR

Architecture for Dogs: Arquitetura para Cães permanecerá em exposição até o dia 9 de abril de 2019.


Serviço Architecture for Dogs: Arquitetura para Cães

Quando?

De 19 de janeiro a 9 de abril de 2019

Continua após a publicidade

Horários:

Terça-feira a sábado: das 10h às 20h

Domingos e feriados: das 10h às 18h

Segundas-feiras: FECHADO

Onde?

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52, São Paulo.

Quanto?

Entrada gratuita

Continua após a publicidade
Publicidade