Continua após publicidade

Ester Carro, arquiteta da CASACOR, é indicada ao Forbes Under 30

Parte do elenco CASACOR São Paulo 2023, Ester se destaca por seus projetos sociais para levar moradia de qualidade em bairros periféricos da cidade

Por Yeska Coelho
26 dez 2023, 13h53

Após um ano cheio de emoções, a começar pela sua estreia na CASACOR São Paulo 2023, maior mostra de arquitetura e design das américas, a arquiteta Ester Carro tem mais um motivo para celebrar antes do ano acabar: foi considerada como um dos destaques brasileiros da Forbes Under 30 2023.

“Acredito que estar nessa lista reforça a seriedade e a importância do nosso trabalho para as favelas do Brasil. É um reconhecimento único e de extrema importância, que conscientiza sobre o poder transformador da arquitetura social e novas portas se abrirão”, comenta Ester Carro.

Ester Carro - doações CASACOR Projeto Fazendinhando
Ester Carro – doações CASACOR Projeto Fazendinhando (Maria Silvia Ferreira/CASACOR)

Do complexo de Paraisópolis, Ester se formou em arquitetura com o propósito de ajudar as pessoas e o bairro onde nasceu.

O sonho virou realidade, especialmente após a criação do Instituto Fazendinhando – projeto capitaneado pela arquiteta que envolve toda a comunidade para entregar habitações dignas em favelas e ser um reforço cultural e socioambiental.

Continua após a publicidade

“Foi um sonho realizado, um sonho de adolescente, da menina que lá atrás olhava para essa lista, com a expectativa de um dia chegar lá”, afirma a arquiteta.

Uma casa para Tiquinho

 

Conheça a casa de 4 m² reformada por Ester Carro, em Paraisópolis
Antes de depois da casa de Tiquinho, em Paraisópolis. (Divulgação/CASACOR)

Um dos grandes projetos de Ester Carro em 2023 foi a reforma de uma residência de 4 m² no bairro Jardim Colombo, em São Paulo.

Continua após a publicidade
Projeto casa 4 m² Ester Carro Fazendinhando Paraisópolis Jardim Colombo
(Divulgação/CASACOR)

A mini casa pertence a Francisco da Silva, mais conhecido como Tiquinho, um homem de 58 anos, trabalhador de reciclagem, que adquiriu o espaço há 3 anos pelo valor de R$ 2 mil.

A falta de espaço não era o único problema do local: a mini casa estava em condições extremamente insalubres. Além da ausência de água encanada e esgoto (não havia banheiro), o espaço estava com infiltrações, entulho e falta de ventilação.

Projeto casa 4 m² Ester Carro Fazendinhando Paraisópolis Jardim Colombo

Continua após a publicidade

Ester Carro entrou em cena junto do Fazendinhando para ajudar em todas as etapas do projeto: desde o desenho da reforma dos 4 m², organizar doações para captar recursos, encontrar voluntários, obras e a entrega final da casa do Tiquinho.

Destaque na CASACOR São Paulo 2023

 

Ester Carro - Espaço Motirõ. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. Na foto, loft com beliche, canto alemão e armário com pintura indígena.
Ester Carro – Espaço Motirõ. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (André Mortatti/CASACOR)

Corpo & Morada foi o tema escolhido para guiar os arquitetos na CASACOR em 2023, e Ester Carro decidiu resgatar suas origens com um olhar sensível sobre o “morar periférico”.

Continua após a publicidade

“Neste ano, ampliamos nossas ações nas favelas em que atuamos, assinei um espaço na CASACOR SP pela primeira vez, inclusive premiado pela Revista VEJA. Temos um time diverso, que se complementa em muitos aspectos, e possibilita que a nossa voz ecoe para diferentes cantos”, afirma Ester.

Ester Carro - Espaço Motirõ. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. Na foto, fachada com loft com jardim vertical.
Ester Carro – Espaço Motirõ. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (André Mortatti/CASACOR)

O projeto foi batizado como MOTIRÕ, que significa “reunião de pessoas para colher ou construir algo juntos, uns ajudando os outros”.

Ester Carro - Espaço Motirõ. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. Na foto, armário com pintura indígena.
Ester Carro – Espaço Motirõ. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (André Mortatti/CASACOR)

Além de referências indígenas que marcam os armários, vale o destaque para diversas soluções de decoração para espaços pequenos, como a beliche, o canto alemão e até um home office improvisado. Clique aqui para conferir o projeto completo.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade