Artboard Created with Sketch.

Documenta Pantanal une talentos pela preservação do bioma brasileiro

Projeto criado por grupo de fotógrafos coloca a região pantaneira em evidência com objetivo de promover sua conservação

Visões do Pananal – João Farkas.

Visões do Pananal – João Farkas. (Joao Frakas/CASACOR)

Documenta Pantanal é o projeto de registro e divulgação de uma das regiões mais belas do Brasil. Valorizar a cultura, a diversidade e natureza pantaneiras em prol da preservação é a proposta da iniciativa que promove e desenvolve diversas ações como exposições, livros, vídeos, entrevistas e documentários para celebrar a beleza e a biodiversidade desse ecossistema brasileiro, além de chamar a atenção da sociedade para a urgência em conhecer e preservar esse patrimônio.

“Por ser uma planície inundável, o Pantanal depende, fundamentalmente, da qualidade das águas que correm dos planaltos vizinhos e dos fluxos de cheias e vazantes que fazem dele um santuário natural e permitem sua exploração sustentável pela pecuária extensiva e o turismo. Mas tanto a qualidade das águas como o fluxo cheias-vazantes já estão bastante alterados pela atuação humana e sofrem ameaças reais”, alerta João Farkas, em entrevista para o site O Eco. O fotógrafo João Farkas é um dos idealizadores do projeto.

Cardume – Luciano Candisani.

Cardume – Luciano Candisani. (Luciano Candisani/CASACOR)

Por meio de ações coordenadas direcionadas, numa estratégia de ativação e mobilização da sociedade, o Documenta Pantanal procura conversar com um público amplo, e ainda aproximar pesquisadores, acadêmicos, produtores ligados ao agronegócio, grupos com interesses em conservação, turismo, jornalistas e educadores. “Com essas ações queremos que o Pantanal esteja na agenda da opinião pública brasileira e de organismos e instituições ligados a questões de sustentabilidade.” afirmam os criadores do projeto no site Documenta Pantanal. Além de João Farkas, nomes de peso integram o projeto, como Araquém Alcântara e Luciano Candisani – autores de vasto acervo produzido desta região que é a maior área alagada do planeta em extensão contínua. De acordo com a organizadora da iniciativa, a produtora cultural Mônica Guimarães, para a revista Arte Brasileiros, a participação desses três profissionais contribui para ilustrar como a fotografia é importante na criação de um pensamento que estimule a preservação do Pantanal: “O olhar sensível de cada um deles para as variadas facetas da região pantaneira expõe, além da exuberante natureza desse ecossistema, sua fragilidade e chama a atenção para a necessidade de sua urgente conservação”.

Fotografia de Araquém Alcantara.

Fotografia de Araquém Alcantara. (Araquém Alcantara/CASACOR)

Participantes do projeto Documenta Pantanal: João Farkas, Mônica Guimarães, Sandro Menezes Silva, Teresa Cristina Ralston Bracher, Agrotools, Associação Onçafari, Editora Vento Leste, Fazenda Fazendinha (Aquidauana/MS), Fazenda Barraco Alto (Aquidauana /MS), Fazenda Figueiral (Corumbá/MS), Fazenda Santa Tereza (Corumbá/MS), Fazenda São Camilo (Corumbá/MS), Fazenda São Francisco do Perigara (Barão de Melgaço/MT), Fazenda Vera Lúcia (Aquidauana/MS), Acaia Pantanal, Instituto Arara Azul, Instituto Homem Pantaneiro, Leão Serva, Luciano Candisani, Marcia Hirota, Marina Klink, Marina Lutz, Miguel Milano, Onças do Rio Negro, Panthera Brasil, Porto São Pedro (Corumbá/MS), Raquel Machado, Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Refúgio Ecológico Caiman (Miranda/MS), RPCSA – Rede do Amolar, Silas Ismael e SOS Pantanal.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.