Artboard Created with Sketch.

Dia Mundial da Água: uso consciente na arquitetura e no décor

Hoje (22) é o dia Mundial da Água. Por isso, separamos dicas para reduzir o consumo de água e trazer mais sustentabilidade às construções

 (Yuri Seródio/CASACOR)

Você sabia que 22 de março é o Dia Mundial da Água? Desde que a ONU estabeleceu a data em 1992, este vem sendo um dia para trazer atenção ao uso indevido desse recurso mais do que essencial, e também enaltecer as iniciativas sustentáveis que buscam protegê-lo. De acordo com o Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico do Ministério das Cidades, o brasileiro usa, em média, 166,3 litros de água por dia. Essa quantidade pode ser reduzida significativamente por meio do consumo consciente.

Para celebrar o dia da água, a CASACOR separou algumas dicas que podem fazer das casas, locais mais sustentáveis. Confira abaixo!

1. Jardim

 (Evelyn Muller/CASACOR)

A beleza e a serenidade das plantas fazem dos jardins um sucesso nas residências e também nas mostras de CASACOR, porém, zelar por ele pode gastar grandes quantidades de água. Alternativas para reduzir o consumo são: usar regadores ao invés de mangueiras, sempre verificando a terra para não irrigar em excesso, e preferencialmente pelas manhãs e noites, por causa das temperaturas amenas. Armazenar água da chuva para regar o jardim também é uma ótima opção.

2. Piscina

 (Marcos Limonti/CASACOR)

Piscinas são um local de lazer nas casas e também podem se tornar verdadeiras peças decorativas. Para que este lazer não se torne responsável pelo consumo desenfreado de água, a chave é manter a limpeza constante. Dessa forma, não será preciso esvaziá-la e repor todo seu volume com frequência. Aspirar o fundo, ajustar o pH, manter os sistemas de filtros ligados são boas maneiras de economizar.

3. Toaletes e salas de banho

 (Jomar Bragança/CASACOR)

Um local de descanso nas casas, os banheiros e salas de banho são muito dependentes de água. Para evitar o desperdício, chuveiros e torneiras de baixo fluxo são uma boa pedida, é possível encontrar opções em diversas cores e materiais. As descargas com várias opções de fluxo, também disponíveis no mercado, reduzem bastante o consumo.

A atenção aos vazamentos e reparos pode auxiliar bastante no consumo de água. As pequenas gotas que escorrem podem, ao final de um dia, significar perdas de mais de 80 litros.

4. Obras e construções

Casa Sustentável Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto em parceria com a Inovatech Engenharia.

Casa Sustentável Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto em parceria com a Inovatech Engenharia. (Divulgação/CASACOR)

Construir uma casa ou um ambiente é algo trabalhoso, que dispende muita energia. Porém, no processo construtivo é possível manter o consumo de água controlado, além de instalar mecanismos de reaproveitamento no produto final.

Na CASACOR São Paulo 2017, redes de monitoramento do gasto de água foram instaladas nas obras e o aproveitamento da água da chuva permitiu que 18 mil litros do líquido potável fossem poupados. Técnicas de construção à seco também foram importantes na economia.

Nas novas casas construídas, a instalação de cisternas para coleta de água pluvial, assim como sistemas hídricos inteligentes e formas alternativas de gerar energia (solar, por exemplo) são a possibilidade de um futuro mais verde, e também mais azul!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.