Continua após publicidade

Contêiner doado pela CASACOR é inaugurado como Biblioteca na Vila Andrade

O contêiner do Janelas CASACOR São Paulo 2020 foi doado para funcionar como um espaço de entretenimento para crianças e jovens

Por Yeska Coelho
Atualizado em 4 nov 2021, 10h11 - Publicado em 1 nov 2021, 15h00

As bibliotecas são espaços educativos, que fomentam o hábito de leitura e incentivam os jovens a terem contato com arte e história. Mais do que isso, muitas vezes elas desempenham um papel social transformador, especialmente em um bairro como Vila Andrade, que concentra famílias em situações de carência e vulnerabilidade.

caixa de historias
(Divulgação/CASACOR)

A sustentabilidade da região entrou na pauta da CASACOR, que doou o contêiner “Caixa de Histórias“, de Gustavo Martins, para servir como espaço de entretenimento para crianças de cinco a 11 anos. O arquitetou apresentou o projeto no Janelas CASACOR São Paulo 2020, e o descreveu como “uma biblioteca de memórias, de lembranças”.

Leia também: Caixa de Histórias vai de home office à biblioteca comunitária

Inauguração da Biblioteca de Vila Andrade com contêiner doado pela CASACOR
(Vivian Farinazzo/CASACOR)

Poucas mudanças foram necessárias para que o projeto, que inicialmente tinha a proposta de ser um home office moderno, fosse usual e acessível para as atividades lúdicas. O tapete foi removido, deixando o piso mais livre e algumas peças de mobiliário mais alegres e coloridas foram incorporadas – como as mesas e cadeiras azuis na área externa.

Inauguração da Biblioteca de Vila Andrade com contêiner doado pela CASACOR
(Vivian Farinazzo/CASACOR)

Esther Leão, gestora da AMIS, conta que ter um espaço exclusivo para os livros e poder ensinar as crianças sobre o que é uma biblioteca era um sonho antigo, e que o que ela mais espera é que, com a abertura do espaço, as crianças possam se desenvolver e aprender sobre temas diversos.

“As crianças estão abertas para receber conhecimento e desejam, pois não têm acesso em suas escolas a muitas ferramentas, como uma biblioteca e educadores focados em ajudá-las”, afirma.

Próximos passos

 

Inauguração da Biblioteca de Vila Andrade com contêiner doado pela CASACOR
(Vivian Farinazzo/CASACOR)

Esther conta que a ideia agora é desenvolver uma cultura para que mais e mais crianças consigam utilizar a biblioteca. Atualmente, na programação pedagógica, há uma roda de leitura voluntária que reúne cerca de 200 crianças do projeto “Semear” Sócio Assistência contra turno escolar.

“[Para o futuro] queremos ensinar as crianças sobre como retirar os livros da sua escolha para leitura em casa e os cuidados de utilizar os livros e zelar por eles, e devolver em perfeito estado”, explica Esther.

Publicidade