Continua após publicidade

Casas inspiradas no modernismo brasileiro marcam a CASACOR 2018

Inovações técnicas, materiais ousados e prédios inusitados marcam a história da arquitetura modernista no Brasil

Por Evelyn Nogueira
Atualizado em 17 fev 2020, 16h47 - Publicado em 25 out 2018, 18h29

Uma nova fase estética marcou a história da arquitetura brasileira. O modernismo, movimento que envolveu também áreas artísticas e culturais, teve seu auge entre 1930 e 1950 e resultou em obras que transformaram a forma de pensar e os projetos arquitetônicos.

Esse tipo de arquitetura surgiu a partir das grandes inovações técnicas e do uso de materiais inusitados, iniciadas no século XIX. Como consequência da Revolução Industrial, aço e concreto começaram a ser usados de maneiras excepcionais e inovadoras pelos então precursores do movimento no país.

Mundialmente, o movimento foi liderado por nomes como Frank Loyd Wright, Miles van der Rohe, Oscar Niemeyer e Le Corbusier. Corbusier foi inclusive o responsável por definir os cinco pontos fundamentais da arquitetura moderna. São eles: Pilotis, Terraço Jardim, Planta Livre, Janela em fita e Fachada livre.

Continua após a publicidade

O elenco da CASACOR traz a inspiração modernista para dentro de seus projetos. Na galeria acima, selecionamos quatro ambientes que aplicam conceitos nas construções.

Publicidade