Influência modernista: casas de vidro se destacam na CASACOR 2018
Os profissionais se inspiraram nos traços modernistas para conceber ambientes fechados com transparência proporcionando paisagens privilegiadas
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18 out 2018, 12h11
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1/9 Brasília. Casa de Vidro – Estúdio Orla. O charme cosmopolita de Nova York pautou a construção do café oficial da mostra, com mais de 100 m². O espaço incorporou vidro, madeira, elementos industriais e o uso de plantas no telhado, que conectam o visitante à natureza e trazem o conceito das florestas urbanas. Claro que as referências a Brasília não poderiam faltar, presentes em peças e mobiliário de designers locais. (Divulgação/CASACOR)
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2/9 Pernambuco. Casa de Vidro Vivix - Diogo Viana. O vidro Performa é o elemento principal. Das paredes ao teto, revela resistência, tecnologia, proteção solar e estética em todos os ambientes do studio - que inclui dormitório, sala gourmet e banheiro transparente. O sinuoso sofá e a cama com base de vidro foram desenhados pelo arquiteto, e o decor monocromático revela: o futuro é verde. (Divulgação/CASACOR)
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3/9 Santa Catarina. Casa Grigio - Cris Passing e Giovane Marangoni. No terreno livre, arquitetura e interior nascem juntos, integrando interno e externo. O sistema sustentável de construção Wood Frame permitiu tempo recorde de execução. A luz natural incide sobre os espaços, que trazem um conceito limpo com ambientes integrados e inspiração no design italiano. E, dos elegantes tons de cinza, surgiu o nome Casa Grigio. (Divulgação/CASACOR)
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4/9 Paraíba. Loft 750 - Leo Maia. As experiências que o Loft provocam nos visitantes são muitas. O equilíbrio começa no jardim e no lago da área externa e invade a área interna, uma caixa de vidro praticamente transparente, preenchida com móveis contemporâneos e peças de design. A paleta é de cores acinzentada com toques amarelados. (Divulgação/CASACOR)
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5/9 São Paulo. Refúgio Urbano - Marina Linhares . O fechamento em vidro torna permanente a ligação com a luminosidade natural e o verde que abraça este refúgio, no bosque do Jockey. Uma árvore original, inclusive, foi incorporada ao centro do living. Na ambientação de ares urbanos, o toque cálido da madeira e cores que aquecem. (Rômulo Fialdini/CASACOR)
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6/9 São Paulo. SysHaus - Arthur Casas. O sistema modular SysHaus tem seu pré-lançamento na CASACOR 2018. Com ele, foi possível erguer a casa de alto padrão em menos de um mês, sem resíduos ou uso de água. Generosas aberturas permitem que ela seja atravessada pela ventilação e luz naturais. (Filippo Bamberghi/CASACOR)
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7/9 Espírito Santo. Studio do Ciclista - Fernando Pandolfi. O loft inova já na estrutura de container. Toda ela é desmontável, incluindo o deck, os pórticos, o lago e a própria casa. Nos interiores, a sofisticação do preto e a inspiração que vem das montanhas. No quesito sustentabilidade, destaque para o sistema de captação de energia solar e as grandes aberturas que deixam a luz entrar - assim como a vista para o mar. (Felipe Araújo/CASACOR)
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8/9 Santa Catarina. The Garden Loft - Rose Campos Martorano, Allan Chierighini e Fábio Silva. Com um visual cosmopolita e a cozinha gourmet aberta para o lounge, o espaço evidencia sua vocação para receber os amigos com aconchego. Sem divisórias, os ambientes externos interagem, como a área da hidromassagem, o deck e os diversos recantos criados com o paisagismo. Repare também no telhado verde. (Lio Simas/CASACOR)
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9/9 Pernambuco. Espaço Gourmer Copergás - Paulo Veloso. O terraço descoberto expande e valoriza a caixa de madeira e vidro, integrando o espaço ao jardim onde habita a imensa mangueira. Internamente, a cozinha bem equipada é alimentada com gás natural e pensada para receber chefs convidados. Para aproveitar melhor o espaço, um sofá ocupa toda a extensão do ambiente e a bancada reserva lugares extras. (Felipe Araújo/CASACOR)
O movimento modernista apresentou para o universo da arquitetura a beleza exuberante das Casas de Vidro. Philip Johnson deu início a essa tendência com a Glass House (1945-47). O uso intensivo do vidro como material para a arquitetura passou a protagonizar outros projetos icônicos, como a Farnsworth House (projeto 1945-47), de Mies Van Der Rohe, e a Eames House (Case Study House no 8) – (projeto 1948-49), de Charles e Ray Eames.
No Brasil, também temos um representante símbolo da tendência mundial. Lina Bo Bardi assina a Casa de Vidro (1949-51), no bairro do Morumbi em São Paulo. A construção abriga o Instituto Bo Bardi e é aberta à visitação pública.
Os profissionais da CASACOR 2018 se inspiraram nos traços modernistas para conceber ambientes fechados com transparência, o que permite a completa visão dos limites da casa, proporcionando paisagens privilegiadas e dando ênfase ao entorno. Confira!