Continua após publicidade

CASACOR SC | Balneário Camboriú: confira um spoiler dos ambientes!

Em contagem regressiva para a abertura oficial, profissionais da CASACOR instigam a curiosidade sobre seus ambientes

Por Redação
Atualizado em 5 jun 2023, 11h14 - Publicado em 4 jun 2023, 10h00

A poucos dias de abrir as portas para o público, elenco da CASACOR SC | Balneário Camboriú apresenta recortes dos 27 ambientes que compõem o roteiro desta edição. A mostra catarinense está de volta à cidade, após quatro anos, e tem como sede o The Spot One, novo empreendimento da AJRealty, onde ficará instalada de 8 de junho a 23 de julho.

Os profissionais estão nos últimos retoques para a inauguração oficial do evento, que reúne na próxima quarta-feira, 7 de junho, convidados e imprensa para o Open Day a partir das 17h. Inspirados pelo tema central “Corpo & Morada“, o público visitante irá se surpreender com as propostas para o morar e viver configuradas no residencial, o único do Sul do Brasil anexado ao Balneário Shopping. Para entrar no clima e dar um gostinho do que vem por aí, confira o spoiler de alguns ambientes abaixo!

Studio Inspira, por Ryberg Arquitetura + DP Arquitetura e Engenharia. CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023 Spoiler
Studio Inspira, por Ryberg Arquitetura + DP Arquitetura e Engenharia. (Divulgação/CASACOR)

Um lugar para inspirar, trocar ideias, compartilhar e crescer é a proposta dos escritórios Ryberg Arquitetura + DP Arquitetura e Engenharia, que se unem para estrear na CASACOR SC. O ambiente, chamado de “Studio Inspira“, promete ser o palco de conversas estimulantes com profissionais de destaque no mercado da região. O InspiraCast, programa de entrevistas oficial do espaço, será gravado e transmitido diretamente de dentro da mostra catarinense. 

“A inspiração na hora de projetar foi criar um ambiente que ultrapassasse as limitações dos estúdios de podcast tradicionais, escuros e fechados. Ao invés disso, fizemos um lounge aberto e integrado. O ambiente convida as pessoas a se reunirem e conversarem, promovendo a conexão e a troca de ideias”, contam as profissionais. 

CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023 Spoiler
Loft Cigar Blues, por Laccy Silva. (Divulgação/CASACOR)

O designer de interiores Laccy Silva é nome novo nas bandas de cá, do Sul do Brasil. Não faz muito tempo que fixou endereço em Balneário Camboriú, depois de morar boa parte da vida em São Paulo e somar experiência em três edições de CASACOR em Fortaleza. O próximo carimbo será na mostra catarinense com o ambiente Loft CigarBlues.

“Ancestralidade, tolerância, diversidade e empatia, modelando uma nova cartografia do afeto, permeando assim nossas relações com o universo que nos cerca. Assim a CASACOR agregou uma profunda densidade ao tema da edição 2023. Essa mesma densidade colocou-me diante do desafio de conceber um espaço que falasse além da forma, escapando das armadilhas fáceis das tendências cenográficas. É um tributo sim à estética, à beleza, mas é muito mais o resultado do acúmulo de cinco décadas dedicadas ao ofício do ‘decorar interiores’, período em que a disciplina técnica do projeto conviveu harmonicamente com o estudo das artes, dos meios de expressão, da poesia e do olhar filosófico sobre o espaço da morada, no qual estamos todos inseridos, com nosso corpo e nossa alma”, conta o designer de interiores.

Continua após a publicidade
CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023 Spoiler
Morada Lorena, por Bianca Rieg. (Divulgação/CASACOR)

Também estreando nesta edição, a arquiteta Bianca Rieg promete transportar os visitantes para as memórias do sítio da sua família, onde nasceu e viveu por muitos anos. “Meu corpo é preenchido por todas minhas lembranças e por toda essência que a natureza e os animais me trouxeram. Hoje, nos dias corridos em que vivo, visitar minha morada
preenche meu corpo e me fortalece a seguir em frente!”, conta a profissional, que resgata na própria história a inspiração para a Morada Lorena.

CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023 Spoiler
Slow Living, por Gabriela Herde. (Divulgação/CASACOR)

Após o nascimento da primeira filha, a arquiteta Gabriela Herde reorganizou suas prioridades na vida. De volta ao elenco da CASACOR SC, a profissional apresenta o Slow Living, ambiente que sublinha o lar como refúgio, proteção, aconchego e paz. Uma morada para desfrutar com todo afeto e presença dia a dia.

“Após uma pausa de três anos, em meio à pandemia e duas gestações, senti a necessidade do retorno, como um fôlego para seguir em frente, criando e me divertindo no processo, tendo a sorte de amar tudo o que envolve um projeto, desde a sua concepção até a sua execução, hoje, com muito mais calma e aproveitando ao máximo cada fase”, conta Gabriela.

CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023 Spoiler
Singular Loft, por Ágata Cipriani. (Divulgação/CASACOR)

O Singular Loft, que marca a estreia da arquiteta Ágata Cipriani na mostra, traz uma reflexão sobre a relação do lar com o corpo humano. Como a superfície que conecta o ser humano com o mundo ao redor.

CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023 Spoiler
The Spot One, por Fernando Luiz Dal Bosco. (Divulgação/CASACOR)

O designer de interiores Fernando Luiz Dal Bosco chega à sua sétima edição na mostra CASACOR SC com projeto inédito, em parceria com o The Spot One, empreendimento da AJRealty. O “The Spot One” é marcado pela presença de materiais naturais, como pedras, madeira e plantas, contrapondo tons claros e escuros.

Continua após a publicidade
CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023 Spoiler
Sunset Loft Bar, por Blanc Arquitetura. (Divulgação/CASACOR)

Pensar o local a partir de quem irá ocupá-lo: este é um caminho já trilhado na lida do escritório Blanc Arquitetura, que confirma a sua quinta participação com o “Sunset Loft Bar” nesta edição. “Ambiente, estampas, texturas, iluminação natural e cor misturam-se para trazer harmonia e intensidade para o loft. O nosso corpo é a nossa morada principal, mas a nossa casa é o nosso lar secundário. Pensando nisso, assim como o nosso corpo tem muitas curvas e sensações, o ambiente que será apresentado faz a fusão entre esses elementos, transmitindo emoções e até desconforto em algum momento”, conta Vanessa Schmidt, à frente do coletivo.

CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023 Spoiler
Living ID, por Casa de Areia Interiores. (Divulgação/CASACOR)

Novo no elenco, o escritório Casa de Areia Interiores apresenta seu modo de projetar no Living ID. “As superfícies de rochas exóticas, o couro, as tramas naturais e a iluminação pontual traduzem a arte de morar com elegância priorizando o conforto. O design orgânico da mobília solta e dos adornos arrematam o ambiente”, comentam as profissionais.

CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023 Spoiler
T3chno.Delta, por Jefferson Branco. (Divulgação/CASACOR)

O arquiteto Jeferson Branco provoca a pensar sobre o impacto da tecnologia na vida contemporânea. Seu ambiente “t3chno.Delta” trabalha a ideia de extensão e simbiose entre morador e espaço. “O tema proposto pela mostra nos faz buscar um outro caminho entre o corpo, o espaço que ocupa e a extensão tecnológica. Sabemos que as tecnologias, se bem utilizadas, invertem essa ordem atualmente compreendida com a substituição do humano pela máquina. É natureza do humano a criação, esse repertório hoje algoritmizado nas nuvens, muitas vezes usado para manipular os comportamentos e opiniões. É preciso devolver a autonomia das pessoas diante a vida“, conta o arquiteto.

CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023 Spoiler
Autoplatz, por indi arquitetura. (Divulgação/CASACOR)

Convidado para assinar o ambiente da Audi, que recebe o nome de Autoplatz, o escritório indi arquitetura criou um simulacro com ares de galeria de arte para expor os modelos da grife. “O conceito“House of Progress”, que a montadora estabeleceu globalmente, tem pautado a visão “Human Centric” da marca. Desta forma, concebemos um espaço amplo e convidativo, que materialize a sinuosidade elegante dos veículos com curadoria de peças consagradas do mobiliário brasileiro”, contam os arquitetos.

CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023 Spoiler
Sala de Leitura, por Klaxon Estúdio de Design. (Divulgação/CASACOR)

O Klaxon Estúdio De Design assina a livraria da mostra “Sala de Leitura“, um espaço muito além da proposta comercial, que quer chamar a atenção para a importância do perfil de negócio voltado à leitura e conhecimento para a sociedade e manutenção da própria história.

Continua após a publicidade

“Estamos participando da mostra pela sétima vez, o que nos dá um certo conhecimento do seu funcionamento, mas aproveitamos o momento para destacar a nova formação do estúdio, atualmente com a união dos talentos de um designer de interiores e um designer gráfico, fortalecendo ainda mais nossa identidade como um escritório que projeta sonhos tanto residenciais quanto comerciais, entregando nossas expertises ao mercado”, destacam os designers.

CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023 Spoiler
Gourmet Opponere, por Bia Kestering. (Divulgação/CASACOR)

Das dimensões que compõem a vida contemporânea, onde as fronteiras entre o dentro e fora são alteradas a todo instante, a arquiteta Bia Kestering situa o ser humano no ponto de encontro entre os opostos. Bem no meio da linha de convergência retratado no ambiente “Gourmet Opponere“.

“O mundo lá fora pode ser urgente e agitado, mas dentro desse espaço conseguimos nos concentrar naquilo que nos protege e nos acalma. Acredito que as adversidades do mundo acontecem e somos obrigados a nos adaptar. É a sobrevivência. Os espaços precisam promover essa adaptação de forma consciente, e permitir que as mudanças ocorram. Estamos cada vez mais inseridos na globalização e isso nos torna indivíduos mais conscientes e mutáveis”, explica a arquiteta e urbanista.

CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023 Spoiler
Cabana 16 por Deca, por Studio CASAdesign. (Divulgação/CASACOR)

O Studio CASAdesign apresenta a “Cabana 16 por DECA“, um ambiente concebido para curtir e relaxar no conforto do lar. A dupla acentua que a morada é lugar bem-vindo para tudo que dá prazer ao seu habitante.

CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023 Spoiler
Harmony Garden, por Grupo Le Notre e Roberta Zimmermann Arquitetura. (Divulgação/CASACOR)

O “Harmony Garden” ocupa a praça central do The Spot One, e convida a permanecer por ali envolto pelo paisagismo cuidadosamente projetado. A natureza mais próxima das pessoas é a proposta dos escritórios Grupo Le Notre e Roberta Zimmermann Arquitetura.

Continua após a publicidade
CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2023 Spoiler
Memórias que Pertencem, por Manuela Dal Pizzol e Marice Gandin. (Divulgação/CASACOR)

Memórias que pertencem” é um convite para desacelerar marca a estreia das arquitetas Manuela Dal Pizzol e Marice Gandin nesta edição.

Serviço

CASACOR/ SANTA CATARINA – Balneário Camboriú

Aberta ao público: 8 de junho a 23 de julho

Horário de funcionamento:

De terça a sábado – incluindo feriados – das 13h às 21h

Aos domingos das 13h às 19h.

Onde: The Spot One, anexo ao Balneário Shopping

Continua após a publicidade

Endereço: Avenida Santa Catarina, 1 – Estados, Balneário Camboriú

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade