CASACOR Minas Gerais inicia os preparativos de sua 26ª edição

A mostra deve acontecer entre 18 de agosto e 20 de setembro, retornando ao Palácio das Mangabeiras desta vez com o tema A Casa Original

Por Giovanna Jarandilha - Atualizado em 17 fev 2020, 16h27 - Publicado em 29 jan 2020, 17h01

Em 2020, a CASACOR Minas Gerais chega a sua 26ª edição, consolidada como a maior e mais importante mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado. Marcada para ocorrer entre os dias 18 de agosto e 20 de setembro, a edição será sediada no Palácio das Mangabeiras.

A primeira abertura para visitação da residência oficial dos governadores foi uma conquista da mostra, que não só permitiu ao público o acesso ao interior do prédio, como garantiu a realização de uma série de benfeitorias na edificação e no entorno.

Como parte do legado da mostra, a paisagista mineira Nãna Guimarães assumiu ano o desafio de recuperar os jardins assinados por Burle Marx, que estavam bastante descaracterizados e precisaram ser inteiramente reconstruídos. O evento também recuperou os banheiros públicos localizados na área externa do Palácio, projeto que ficou sob a responsabilidade de Valéria Junqueira, que convidou o artista Alexandre Mancini para criar dois painéis de azulejos, um no masculino e outro no banheiro feminino.

A Casa Original

Como tema das mostras da CASACOR em 2020, A Casa Original vem de uma reflexão sobre o mundo contemporâneo, em que a tecnologia impulsiona uma necessidade de estar sempre conectado. Com isso, surge uma sensação de instabilidade, seja pelo ímpeto de acompanhar essa rápida evolução ou pelo sentimento que brota de suas consequências.

Da urgência de encontrar uma solução, origina-se o tema das mostras, que busca encontrar equilíbrio entre passado e futuro por meio da criatividade, do retorno às origens, da terra, da ancestralidade e da simplicidade. O desafio dos arquitetos, designers e paisagistas para este ano será o de fazer da casa um refúgio, um local para expor suas raízes e valorizar suas histórias.

Prometendo surpresas, a CASACOR deverá trazer ao público o lugar perfeito para celebrar o bem viver, mas também para debater tudo que é necessário para um viver melhor. “Em 2020, a mostra possibilita mais uma vez aos visitantes, a oportunidade de conhecer e frequentar este imóvel que conta um pouco da história da nossa cidade. O evento reforça a ideia de que novos usos são bem-vindos e que nosso patrimônio cultural precisa ser cada vez mais valorizado”, destaca Eduardo Faleiro, diretor executivo do evento.

Continua após a publicidade
Publicidade