Continua após publicidade

CASACOR 2023: Pedro Ariel apresenta aula sobre as tendências do morar

Em aula exclusiva, o Diretor de Relacionamento e Conteúdo da CASACOR fala dos temas que estarão presentes nas mostras 2023 pelo Brasil e América

Por Redação
Atualizado em 16 mar 2023, 08h33 - Publicado em 15 mar 2023, 09h00

Com 36 anos de existência, a CASACOR, mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, é um dos grandes hubs de experimentação e tendências do segmento, mostrando de forma contínua os caminhos e a evolução do morar no Brasil e no mundo.

Para apresentar o processo criativo e os caminhos que levaram ao tema da CASACOR 2023, “Corpo&Morada“, o Diretor de Relacionamento e Conteúdo da empresa, Pedro Ariel Santana – autor da série de livros ‘A Grande Beleza’, pesquisador de tendências e palestrante sobre o tema – criou uma aula exclusiva (disponível no YouTube oficial) que conta, passo a passo, o mapeamento das tendências deste e dos próximos anos.

Lançamento da campanha CASACOR 2023 Corpo & Morada
Lançamento da campanha CASACOR 2023 Corpo & Morada / (Reprodução/CASACOR)

“Estamos na Era do Cuidado. Cuidar da casa como se cuida do corpo e do corpo como se cuida da casa. Essa tendência foi identificada em meses de estudos e pesquisas de comportamento nas mais variadas fontes nacionais e internacionais, e todas elas apontam um cenário de incerteza para o futuro imediato”, explica.

Para Pedro Ariel, o grande símbolo do momento é a figura de um jardineiro. “O Jardineiro representa o pequeno trabalho que ajuda a mudar o mundo. Tecer nosso amanhã exige a persistência de um jardineiro, cujo jardim extrapola o canteiro da casa”, complementa.

A Grande Beleza: Cores Pedro Ariel Santana 2022
Livro “A Grande Beleza: Cores”, de Pedro Ariel Santana (Reprodução/CASACOR)

Na aula, o especialista em tendências fala ainda sobre qual será a resposta da arquitetura a tudo isso, principalmente quando o assunto são as temperaturas extremas. Ariel cita a Casa Biomimética – junção dos termos gregos bio, que significa vida, e mimesis, que é imitação; numa tradução: imitação da vida. Na prática, a técnica representa a busca por respostas na natureza e afirma que esse é um dos principais caminhos que devem guiar o segmento e as novas construções, além de estar presente nos projetos que serão apresentados na CASACOR 2023.

Campanha CASACOR 2023 - Corpo & Morada
Campanha CASACOR 2023 – Corpo & Morada (Divulgação/CASACOR)

Para a área de Interiores, Pedro Ariel fala em três eixos em desenvolvimento: Afeto e memória, que faz referência ao conforto, ao acolhimento, ao pertencimento e aos objetos com história, que criam e reconstroem conexões. O movimento Plantoproceno, em que o interior e o exterior das casas se confundem e se fundem com o verde e as plantas como fator de integração desses ambientes. E por fim, a tendência Vintage Consciente, liderada pela Geração Z, com nascidos a partir de 1997.

Essa geração, segundo Pedro Ariel, teve seu futuro ‘roubado’ pela pandemia e pelas mudanças climáticas, e a resposta será sentida em breve nas formas de consumo (com o crescimento de brechós, peças reformadas e reutilizadas) e no jeito de viver.

“Vamos entrar num grande período de colaboração entre seres humanos e natureza para tentar restabelecer a estabilidade que perdemos”, finaliza.

Continua após a publicidade

Confira a aula completa a seguir!

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade