BIG assina conjunto de habitação popular na Dinamarca

O edifício de cinco andares é composto por módulos pré-fabricados empilhados, formando um padrão similar a de um xadrez

Por Ana Carolina Harada Atualizado em 17 fev 2020, 16h48 - Publicado em 23 out 2018, 16h05
Reprodução/CASACOR

Habitações populares recentes no Brasil podem ser sinônimo de projetos arquitetônicos de má qualidade, infelizmente. Contudo, no mundo existem inúmeros exemplos de soluções encontradas para oferecer não somente abrigo, mas moradias dignas a custos baixos. Um deles é o conjunto Dortheavej Residence, da empresa Bjarke Ingels  (BIG), em Copenhague, na Dinamarca.

Reprodução/CASACOR

Trata-se de um prédio de cinco andares para a Associação Dinamarquesa de Habitação sem fins lucrativos Lejerbo, desenvolvida pelo designer urbano Jan Gehl. A estrutura é composta de módulos pré-fabricados empilhados, formando 66 residências cujas áreas variam entre 60 e 115 metros quadrados.

Reprodução/CASACOR

Os apartamentos, em conjunto, têm um formato sinuoso, que se assemelha a um tabuleiro de xadrez. Uma curvatura no projeto cria espaço para uma praça de entrada natural voltada para a rua. O pátio é aberto para que tanto moradores quanto pedestres possam circular com facilidade. As fachadas são grandes janelas e estão voltadas para o lado Sul, uma preocupação em aproveitar a luminosidade natural.

Reprodução/CASACOR
Publicidade