ArtRio chega, em 2020, à 10ª edição com evento presencial e online

Entre os dias 14 e 18 de outubro a ArtRio reúne instituições e artistas Marina da Glória e também no site www.artrio.com, até 25 de outubro

Por Redação - 14 out 2020, 15h02
Sem Título, Sandra Mazzini, Janaína Torres Galeria Divulgação/CASACOR

Hoje, a ArtRio dá início à sua 10ª edição. Este ano, o evento apresenta uma dupla experiência: a feira presencial, entre os dias 14 e 18 de outubro, na Marina da Glória, e também uma edição online no www.artrio.com, em plataforma especial, com agenda que irá até o dia 25 de outubro.

Lovers in the Air, Beatriz Milhazes, Galeria Almeida e Dale Reprodução/CASACOR

Na Marina da Glória, as galerias da ArtRio ocuparão o pavilhão principal seguindo todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social.

Hercules Barsotti, Galeria Simoes de Assis Divulgação/CASACOR

O número de visitantes também será limitado, com indicação de horário de entrada e tempo de permanência. As instituições presentes são: 50×5, Capacete, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Évora + RUA Arquitetos, FUNARJ, Galeria Aymoré, Imagens do Brasil, Instituto Vida Livre, MAM Rio, Plataforma 01.01, Solar dos Abacaxis. Na feira online estarão a HOA e o MAM SP.

Conheça o trabalho de algumas instituições

Renato Soares, Imagens do Brasil Divulgação/CASACOR

Imagens do Brasil: A ArtRio terá este ano um espaço dedicado ao projeto Imagens do Brasil, realizado pelo fotógrafo Renato Soares. Há mais de 30 anos Renato se dedica a fotografar comunidades indígenas de diferentes regiões do país. 1/3 do valor da comercialização de suas fotos ele repassa para as comunidades retratadas, respeitando o direito de uso de imagem. Renato vai apresentar na feira fotos inéditas de aldeias brasileiras.

Luciana Laguna, Escola de Artes Visuais Reprodução/CASACOR

Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV: Na edição da ArtRio 2020, Antonio Dias, Brígida Baltar, Cristiano Lenhardt, Ernesto Neto, Iole de Freitas, Laura Lima, Lucia Laguna, Luiz Zerbini e Rafael Alonso compõem a seleção de artistas da Coleção AMIGO EAV que poderá ser vista na feira. As obras foram gentilmente doadas nos últimos anos pelos artistas, que mostraram seu comprometimento e parceria com a Escola de Artes Visuais na formação de outros artistas – toda renda arrecadada com a venda das obras é revertida para o programa público de ensino da Escola e faz acontecer nosso Programa de Formação e Deformação e bolsas sociais, além de possibilitar 50% de desconto para alunos de universidades públicas de todo o Brasil.

Ana Beatriz Almeida, MAM Rio Reprodução/CASACOR

MAM Rio: o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) apresenta a 7ª edição do Clube de Colecionadores em seu estande na ArtRio. O novo conjunto de obras, pensado para a feira, apresenta quatro foto-performances de Ana Beatriz Almeida, Ayrson Heráclito, Paula Scamparini e Rafael Bqueer, impressas em papel algodão. As quatro imagens capturam momentos em que os corpos dos artistas transformam a paisagem em espaço de performance. O museu lançará simultaneamente duas edições especiais, com tiragem de 30 exemplares cada: uma fotolitografia de Luiz Zerbini, na qual o artista experimenta com a impressão direta de folhas, frutas, cascas e espinhos; e um ready-made de Marcos Chaves, que explora o tema da polarização no Brasil atual.

Continua após a publicidade

Serivço ARTRIO 2020

 

Quando? 15 a 18 de outubro (quinta-feira a domingo)
Preview – 14 de outubro (quarta-feira)
das 13h às 21h

Quanto? R$ 100 / R$ 50
Venda de ingressos: www.artrio.com

Como visitar? As visitas serão agendadas em sessões de 2 horas. No ato da compra do ingresso, deverá ser agendada a data da visita e horário. Cada visita tem tempo de permanência de 2h no pavilhão.

Para cada sessão, serão agendados 300 ingressos.

Onde? Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
Estacionamento no local, sujeito a lotação
Metrô: Estação Glória

Continua após a publicidade
Publicidade