Continua após publicidade

Arthur Casas reflete sobre o fazer arquitetura na Arena CASACOR

Arquiteto e designer, Arthur Casas é a grande atração do novo capítulo do episódio 2 da série de vídeos produzidos pela CASACOR

Por Redação
Atualizado em 23 jul 2020, 20h00 - Publicado em 23 jul 2020, 20h00
(Reprodução/CASACOR)

Um dos mais prestigiados arquitetos brasileiros, Arthur Casas estreia o capítulo 3, episódio 2 da Arena CASACOR. Neste relato, o fundador do Studio Arthur Casas reflete sobre o ato de fazer arquitetura e de seu diálogo constante entre as mais diversas escalas de criação: do pequeno objeto a grandes projetos para as cidades. Uma arquitetura pensada de dentro para fora com protagonismo do ser humano.

Intitulado, Arquitetura e Empatia, o terceiro capítulo revela como o arquiteto elabora o fazer projetual com foco no ser humano e não gesto arquitetônico. “Acredito em uma arquitetura feita de dentro para fora, sempre me coloco no lugar de quem vai morar ali” conta o arquiteto, que traz na bagagem diversos prêmios nacionais e internacionais. Sua trajetória incluiu no início da carreira a produção de mobiliário assinado por grandes nomes internacionais. Mario Botta, Giuseppe Terragni entre outros foram produzidos aqui no Brasil pelas mãos do arquiteto.

Hoje, com 30 anos a frente do Studio Arthur Casas e escritórios nas cidades de São Paulo e Nova York, o profissional coleciona projetos memoráveis como o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015, Hotel Emiliano, em São Paulo e no Rio, reestruturação do Centro Histórico Largo do Pelourinho, em Salvador, Loja de Alexandre Herchcovitch, em Tóquio entre outros. E ainda Arthur Casas segue a tradição de diversos arquitetos europeus que desenham desde casas espetaculares, mobiliário de qualidade para a indústria até pequenos objetos com por exemplo a coleção de vasos e faqueiros para a marca Riva.

Continua após a publicidade

Avesso às reproduções do neoclassicismo, por ter pouca relação com a cultura, clima e história brasileiras, Arthur Casas é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Se interessou desde cedo pela arte concreta e pela arquitetura de linhas retas que nasciam ao seu redor. Criou um repertório de influências absolutamente cosmopolitas desde suas primeiras obras nos anos 80. Ficou famoso pela coerência de seus espaços, e pela mescla entre elegância e inteligência.

Sobre a Arena CASACOR:

Continua após a publicidade

Em 2019, a Arena CASACOR ofereceu uma série de encontros, com o objetivo de refletir sobre os mais diversos significados do morar. Este ano, em função da nova ordem mundial, optamos pelo formato 100% digital para dar continuidade a essa troca de conteúdos relevantes sobre o universo da casa.

Fique de olho: os novos episódios da série serão lançados às quintas-feiras, às 20h00, em todos os canais digitais CASACOR. Não perca!

Publicidade