Continua após publicidade

Arquitetura e design de Zanine Caldas são revistos em livro e exposição

Exposição no MAM do Rio e lançamento de livro em diversas cidades celebram o centenário do mestre Zanine

Por Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 16h30 - Publicado em 2 out 2019, 16h13
Retrato em Nova Viçosa (1977) (Florence Gruere/CASACOR)

Mestre da madeira, criador visionário e multidisciplinar, pioneiro do pensamento sustentável, José Zanine Caldas foi um dos grandes arquitetos e designers do país em todos os tempos e uma personalidade marcante na cultura brasileira do século 20, com sua postura crítica e empreendedora e uma incrível inventividade estética.

Publicado pela Editora Olhares em parceria com a galeria americana R&Company para celebrar o centenário de Zanine, o livro revê sua trajetória a partir da pesquisa e texto de três autores: Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, professora titular de design da FAU/USP, Lauro Cavalcanti, crítico de arquitetura e diretor da Casa Roberto Marinho, e Amanda Beatriz Palma de Carvalho, pesquisadora da obra de Zanine. A publicação reúne mais de 300 imagens históricas e atuais, com destaque para ensaio do fotógrafo de arquitetura André Nazareth.

Livro celebra o centenário de Zanine, criador multidisciplinar que teve a madeira e o saber artesanal como protagonistas em sua obra (Divulgação/CASACOR)

E, a mostra comemorativa intitulada “Zanine 100 anos – Forma e Resistência”, acontece no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e vai até o dia 17 de novembro. O curador Tulio Mariante reuniu 18 peças feitas em madeira maciça, de descarte, entre o final dos anos de 1960 e 1980. A maioria dos trabalhos foi produzida por Zanine na Bahia, e pelos mestres canoeiros da região.

Vida e Obra

Natural de Belmonte, no litoral sul da Bahia, Zanine iniciou a vida profissional como maquetista dos mais importantes arquitetos modernos no Brasil nos anos 1940. Tempos depois, ele mesmo se tornou um expoente da arquitetura nacional, com uma leitura muito particular das influências modernas e tendo como protagonistas a madeira e o saber artesanal.

No design de mobiliário, conduziu a experiência da Móveis Z, fundada em fins dos anos 1940, apostando na industrialização para apoiar – e aproveitar – a difusão de um novo estilo de vida trazido pelos ventos de modernidade. Nos anos 1950, foi paisagista e teve uma loja de vasos e arranjos de flores na Av. Paulista. No final da década se mudou para Brasília para produzir in loco maquetes dos prédios da nova capital em construção. Foi professor de maquetes na UnB (bem como na USP), mesmo sendo autodidata, e inventou as flores secas do cerrado, ainda hoje um dos souvenires mais tradicionais da capital. Na década de 1970, viveu entre o Rio de Janeiro, ali praticamente inventou o celebrado bairro da Joatinga, e Nova Viçosa, no sul da Bahia, local de desenvolvimento das estruturas pré-elaboradas para seus projetos, que eram montadas e desmontadas antes de viajarem centenas de quilômetros para serem fixadas. E foi nesta mesma cidade baiana, o local de produção dos “móveis-denúncia”, uma linha de móveis pesados e esculturais, que utilizavam a madeira descartada no processo de devastação da Mata Atlântica que acontecia na região.

Além disso, Zanine se envolveu em muitos projetos sociais, pesquisou a fundo a diversidade das madeiras brasileiras e circulou por diversos países – em especial a França, onde teve exposição individual no Museu de Artes Decorativas do Louvre – estabelecendo trocas culturais e de conhecimento técnico. Além da parceria com a R&Company, o livro contou com a apoio da Fundação Jônice Tristão, Pousada Pedra Azul, Elahe Beigi e Najad Khouri, Etel, CasaPark Shopping, Construtora Barbosa Mello, Gasômetro Madeiras, Galeria Pena Cal, Marcela Bartolomeo Escritório de Arte e Cliff Side Guesthouse.

Continua após a publicidade

Lançamento do livro

Dia 3 de outubro – 18H30

Loja Etel 

Continua após a publicidade

Al. Gabriel Monteiro da Silva 1334 

Publicação: Editora Olhares e R & Company Gallery (NY)

Autores: Amanda Beatriz de Palma Carvalho, Lauro Cavalcanti, Maria Cecilia Loschiavo dos Santos. Ensaio fotográfico de André Nazareth

Continua após a publicidade

Exposição: “Zanine 100 anos – Forma e Resistência”

Curadoria: Tulio Mariante 

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Continua após a publicidade

Até dia 17 de novembro

Publicidade