Continua após publicidade

Arquitetura colonial brasileira inspira Zanini de Zanine em novas criações

O designer assina a nova coleção da Punto e Filo, com seis tapetes e uma tapeçaria, inspirada nos encaixes dos antigos móveis de madeira coloniais

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 18 fev 2020, 07h41 - Publicado em 25 set 2018, 16h47
(Divulgação/CASACOR)

O designer carioca Zanini de Zanine foi escolhido para assinar a coleção comemorativa marca Punto e Filo. Composta por seis tapetes e uma tapeçaria, a série foi criada a partir dos estudos estéticos sobre encaixes de fragmentos de móveis e esculturas da arquitetura colonial brasileira.

(Divulgação/CASACOR)

Ainda que a madeira tenha sido o ponto de partida, a paleta de cores é variada e inclui tons como gelo, ocre, granito, prata, pêssego, vinho, uva e se encaixa perfeitamente com os padrões geométricos estampados, os quais tiraram proveito da maleabilidade do material. “No caso da madeira, o material rígido sai e continua ‘reto’, já a tapeçaria possui um material ‘flexível’, que cai e fica solto. Esse foi o ponto de partida para a concepção da ideia”, revela Zanini.

(Divulgação/CASACOR)

Produzidas artesanalmente com um polímero de alta densidade, cada peça se torna única. A tapeçaria, por exemplo, é um espetáculo a parte: Zanini deixa que fios presos em uma base circular caiam soltos, formando uma quase escultura leve e tridimensional que nasce da parede.

(Divulgação/CASACOR)
Publicidade