Continua após publicidade

Arquiteto Ruy Ohtake morre aos 83 anos em São Paulo

Responsável pela criação do Hotel Unique e do Instituto Tomie Ohtake, Ruy foi uma importante figura para a arquitetura brasileira

Por Yeska Coelho
Atualizado em 27 nov 2021, 14h04 - Publicado em 27 nov 2021, 13h53

O arquiteto Ruy Ohtake, uma das figuras mais importantes da arquitetura brasileira, morreu neste sábado (27), aos 83 anos, em decorrência de um câncer de medula, segundo sua assessoria. Ele foi responsável pela criação de projetos inspiradores como o Hotel Unique e o Instituto Tomie Ohtake, que com certeza serão lembrados ao longo dos anos como memória do artista.

residencia tomie ohtake por ruy ohtake brutalismo
Residência Tomie Ohtake por Ruy Ohtake (Nelson Kon/CASACOR)

Sempre trabalhando com formas diferentes e cores divertidas, Ruy Ohtake se destacou por seus projetos arrojados e marcantes. Uma das suas principais contribuições foi no estilo brutalista, que ele trouxe cara nova e fortificou a tendência em solo brasileiro com sua construção “Casa Brutalista” – construída para servir de moradia e atelier para a artista plástica Tomie Ohtake, sua mãe. O principal diferencial que o destacava de outros grandes nomes, como Vilanova Artigas e Oscar Niemeyer, estava justamente no uso de cores aliadas a formas arredondadas e chamativas.

Ruy Ohtake
(Divulgação/CASACOR)

Além do seu grandioso trabalho urbanístico, Ruy também era designer e lecionou na Faculdade de Arquitetura do Mackenzie e na Universidade Católica de Santos. Ele se formou na FAU (Universidade de Arquitetura e Urbanismo da USP) em 1960. Para muito além do Brasil, o arquiteto também foi responsável por projetos lá fora, como por exemplo, a embaixada do Brasil em Tóquio. Ele também já integrou o elenco CASACOR.

Outros projetos desenvolvidos por ele foram o Parque Ecológico do Tietê, a adequação do Estádio Cícero Pompeu, em 2014 para a Copa do Mundo, o sistema de transporte Expresso Tiradentes e o Conjunto Habitacional do Heliópolis (todos em São Paulo).

O velório acontecerá hoje e será fechado para os familiares. O arquiteto será cremado.

Continua após a publicidade

 

Publicidade