Continua após publicidade

Arena CASACOR: “Arquitetura é natureza”, afirma Marko Brajovic

Marko Brajovic encerra a temporada de reflexões da Arena CASACOR com uma defesa emocionada da natureza e aponta caminhos para os criativos do futuro

Por Redação
Atualizado em 31 jul 2020, 12h21 - Publicado em 30 jul 2020, 16h42
(Reprodução/CASACOR)

Marko Brajovic é o convidado da Arena CASACOR, que encerra a temporada de reflexões virtuais do Episódio 2, abordando temas de grande relevância atual como: interdependência, interconexões e suas relações com o fazer da arquitetura. Neste capítulo 4, o arquiteto aborda conceitos de seu objeto de pesquisa, a Biomimética – área da ciência que tem como objetivo o estudo das estruturas biológicas e das suas funções para apreender com as estratégias e soluções da natureza podem ajudar os mais diversos domínios da ciência.

Nesse caminho, discute a importância de conhecer a natureza para projetar e criar, ao mesmo tempo revela como as inovações tecnológicas presentes na natureza são fundamentais nesta tarefa. “As florestas do Brasil e da América Latina são laboratórios de riqueza inestimável, de pura tecnologia. E justamente por isso, as florestas precisam ser cuidadas, preservadas, estudadas e principalmente entendidas. Desenhar em conjunto com a natureza se faz cada vez mais necessário.”

Um dos pontos de destaque da conversa, gravada diretamente da sua Casa Arca, em Paraty, lugar que escolheu para passar o tempo de isolamento social, foi a percepção de que a natureza é o grande mestre “A natureza é um designer de 3,8 bilhões de anos”. E é dessa forma que o Atelier Marko Brajovic, estúdio fundado em 2006, em São Paulo, trabalha. Ali um software paramétrico dá suporte aos criativos da equipe para revelar superfícies complexas com formas e estruturas diferenciadas que fazem parte sempre de seus projetos.

Continua após a publicidade

E para concluir a conversa, Marko propõe: “Não é apenas sobre preservar. Vamos plantar árvores, trazer as florestas para as nossas cidades, vamos nos conectar com essas forças da natureza. Essa é a garantia de que vamos evoluir e coexistir com todas as espécie nesse planeta. Somos responsáveis e livres de tomar essas decisões, pois a Arquitetura é a natureza”.

Entre seus principais clientes estão Coca-Cola, Nike, Hermes, United Nations, Camper, CCBB, Google, Faena Group, VISA, UBS, Kitchen Aid, Oi, MIS, Samsung, Everstone, APEX, Uniflex, Editora Globo, Abril, Lacoste, KLM, SESC, Electrolux, MIS, Foundation Princ Albert II, Mitsubishi, SPFW e Bertolucci.

Continua após a publicidade

CASACOR se une a Marko Brajovic, um defensor da nossa biodiversidade, e juntos, pedem sua doação para beneficiar a Imazon, organização com ações voltadas à preservação e estudo do bioma amazônico. Assim, você vai ajudar a Imazon a promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Doe aqui.

Publicidade