Continua após publicidade

6 profissionais criam ambientes em 4 dias no Desafio Janelas CASACOR

O Desafio Janelas CASACOR funciona com dois contêineres no shopping D&D, em São Paulo, ocupados de forma rotativa pelos arquitetos e decoradores

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 23 out 2020, 17h03 - Publicado em 23 out 2020, 12h48
(Divulagação/CASACOR)

Uma das mais excitantes realizações da CASACOR este ano é o Desafio Janelas CASACOR, uma proposta em que 6 arquitetos ocupam dois contêineres de forma rotativa. São eles: Arthur Guimarães, Beatriz Quinelato, Gabriel de Luca, Helô Marques, InTown Arquitetura e Marcelo Diniz.

Funciona da seguinte forma: na entrada do Shopping D&D, em São Paulo, teremos dois contêineres que serão ocupados alternadamente por diferentes arquitetos. Enquanto um ambiente estiver pronto para exibição o outro estará em montagem. Na semana seguinte, o ambiente pronto será rapidamente desmontado para receber outro profissional. Dessa forma, durante seis semanas, enquanto um contêiner exibe um ambiente pronto, o outro estará sendo elaborado.

O desafio para o profissional é conseguir instalar seu ambiente em apenas quatro dias e, depois da semana de exibição, desmontá-lo em somente dois dias. Além do tempo reduzido, há mais um detalhe: o novo ambiente deverá aproveitar uma peça (móvel, luminária, objeto decorativo) utilizado no espaço precedente.

Continua após a publicidade

Para o público, será uma oportunidade de ver não somente o produto final, mas também os detalhes processo construtivo e criativo de cada arquiteto, coisa que não era possível nas mostras até então. A frente transparente dos contêineres transforma-se em janela para os métodos de cada profissional.

Participantes dão spoilers sobre os contêineres

 

Implantação do Janelas CASACOR edição Brasília no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, assinada pela Sainz Arquitetura (Edgar Cesar/CASACOR)

Para o arquiteto Gabriel de Luca, a aposta é em projetos funcionais e coerentes com o presente. “O momento que estamos vivendo atualmente permitiu que pudéssemos parar e refletir sobre a importância dos espaços e como eles afetam nosso dia dia. Fomos convidados pela curadoria da CASACOR, com o desafio de fazer uma intervenção utilizando a estrutura de um container em 04 dias. Diante disso, desenvolvemos um projeto de fácil montagem e desmontagem utilizando materiais e revestimentos produzidos fora do canteiro de obras, agilizando todo processo de mão de obra”.

Beatriz Quinelato está empolgada para o novo projeto. “O convite de fazer parte do Desafio Janelas CASACOR me fez aceitar de imediato, pois nesse desafio consegui unir exatamente as coisas que acredito! Priorizar o essencial e cada vez mais perto da Natureza! Por isso chamei o projeto de ‘Escuta o Verde’”.

Implantação do Janelas CASACOR edição Brasília no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, assinada pela Sainz Arquitetura (Edgar Cesar/CASACOR)

As reflexões vindas do período isolamento social foram inspirações para boa parte dos ambientes. Para Helô Marques, uma leitura foi a base. “Durante a pandemia fiquei 3 meses em uma casa de campo da família e pude me dedicar a leitura de um livro que sempre quis ler: a Montanha Mágica de Thomas Mann. Quando surgiu o convite da CASACOR fiz imediatamente a conexão. Pensei nas questões da arquitetura moderna e seus “sanatórios” pensados para o cura no sentido mais amplo, na conexão com a Natureza e bem estar que a boa arquiteta favorece.”

Arthur Guimarães, por outro lado, utilizou o conceito de luz como ponto central no espaço. “Vivemos atualmente em um tempo de intensa reflexão e introspecção. Eigentlich, palavra alemã que significa luz intrínseca, refere-se a interferência visual que enxergamos quando mantemos os nossos olhos fechados. O projeto se caracteriza pela linguagem poética contemporânea, onde o observador se depara com uma arquitetura limpa, em relação a pureza e atemporalidade dos materiais.”

Onde e quando ver

 

O Desafio Janelas CASACOR acontece na parte externa do Shoppping D&D, mas todos podem acompanhar os conteúdos no site janelascasacor.com.br

Contêiner 1

PROFISSIONAL MONTAGEM EXIBIÇÃO DESMONTAGEM
Helô Marques 02/11 a 07/11 08/11 a 15/11 16/11 a 17/11
Marcelo Diniz 18/11 a 21/11 22/11 a 29/11 30/11 a 01/12
Arthur Guimarães 02/12 a 05/12 06/12 a 20/12 21/12 a 22/12

 

Contêiner 2

PROFISSIONAL MONTAGEM EXIBIÇÃO DESMONTAGEM
In Town 09/11 a 14/11 15/11 a 22/11 23/11 a 24/11
Gabriel de Luca 25/11 a 28/11 29/11 a 06/12 07/12 a 08/12
Beatriz Quinelato 09/12 a 12/12 13/12 a 20/12 21/12 a 22/12

 

As janelas do novo morar

 

Ambientes do Janela CASACOR, edição Brasília (Edgar Cesar/CASACOR)

Em 2020, o mundo enfrenta o desafio de superar a pandemia de coronavírus e construir um novo jeito de viver. A CASACOR também teve de se adaptar ao momento, e inovar a forma de apresentar ao público o melhor da decoração, design e paisagismo. Assim nasceu o projeto Janelas CASACOR, uma iniciativa que espalha contêineres com ambientes assinados pelos mais ousados e criativos nomes da área pelo Brasil afora. Essas “janelas” são verdadeiras vitrines para o futuro do morar, cada uma elaborando uma questão acerca das novas necessidades do pós-covid. 

Esta novo formato permitiu muitas outras novidades, incluindo um novo hotsite, um guia digital totalmente online e gratuito, além da possibilidade de visitas aos contêineres por meio de um tour 3D.

Continua após a publicidade
Publicidade