Continua após publicidade

1000 COLORS RECIPE: Mergulhe nas cores de Emmanuelle Moureaux

A obra executada para a Imbari Color Shop, traz a “receita” para mil cores da paleta da artista

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 18 fev 2020, 07h51 - Publicado em 18 abr 2018, 17h11
(Reprodução/CASACOR)

O processo de criação e trabalho com as cores é algo sutil e delicado. A cidade de Imbari, no sul do Japão, é notoriamente conhecida pela excelência de seus tingimentos, devido, especialmente, à boa qualidade de sua água. Sendo assim, nada mais lógico do que uma instalação colorida para homenagear todo esse conhecimento na Imbari Color Shop.

(Reprodução emmanuellemoureaux.com/CASACOR)

A artista escolhida para executar a obra foi a arquiteta francesa Emmanuelle Moureaux. Nascida na Europa, Emmanuelle vive no Japão há mais de vinte anos. A escultura criada chama-se 1000 COLORS RECIPE (receita de 1000 cores) e é uma representação simultaneamente visual e espacial das tonalidades presentes na paleta da arquiteta.

(Reprodução emmanuellemoureaux.com/CASACOR)

Graficamente, as cores são registradas por um código de letras e algarismos: C (azul) / M (vermelho) / Y (amarelo), as cores primárias, ºC como temperatura, tempo em minutos e segundos e valores numéricos de 0-9. Variações nessas porcentagens significam diferentes tonalidades. A sequência de recortes observada de baixo pra cima, em cada fio, é a “receita” para aquela cor. Para “escrever” as mil cores foram necessários 17 mil símbolos.

(Reprodução/CASACOR)

 

Publicidade