SPUN, a cadeira mais divertida do mobiliário, completa 10 anos

Mais parecida com um objeto escultural, a SPUN desconstrói a ideia tradicional das cadeiras e traz a leveza lúdica para a decoração

Por Ana Carolina Harada - 17 set 2020, 15h54
Reprodução Magis Design/CASACOR

Há uma década, o arquiteto e designer inglês Thomas Heatherwick, criava um ícone: uma cadeira divertida e rotativa que confunde os limites entre a decoração e o brinquedo. A SPUN foi feita para a Magis Design e lançada em 2010, no Salone Internazionale del Mobile.

Reprodução Magis Design/CASACOR

A palavra “SPUN” é o passado do verbo “spin”, em inglês, que significa girar. Inicialmente, Heatherwick e seu time estavam empenhados em estudar as formas geométricas e a rotação. Desta pesquisa, surgiu o questionamento: seria possível construir uma poltrona simétrica que girasse, mas que também fosse confortável? A resposta veio da desconstrução da ideia tradicional de cadeira com assento, encosto e ocupante sentado com as pernas em ângulo reto, tocando o chão.

Reprodução Magis Design/CASACOR

Para aqueles que não a conhecem, a SPUN sequer parece algo que se possa sentar. Feita de polietileno, ela lembra mais um objeto escultural ou até mesmo um peão gigante, quando está apoiada na perpendicular. O assento só se revela quando ela é inclinada. As linhas na superfície servem para que o ocupante não escorregue, além de fazerem referência aos discos de vinil, outro objeto giratório.

Reprodução Magis Design/CASACOR

Heatherwic diz gostar de ver a hesitação de quem se acomoda pela primeira vez em fazer o giro completo. Porém, segundo ele, logo as pessoas descobrem que pode ser uma experiência divertida e uma nova perspectiva do mundo: “com as costas esticadas e pernas para cima”.

Reprodução Magis Design/CASACOR

Hoje, a SPUN está em coleções permanentes de alguns dos museus mais importantes do mundo, além de incontáveis residências e até escritórios. Nesta semana, ela está na Galeria JOYCE no coração do Jardin du Palais Royal, em Paris. Fabricada em 4 cores, por meio de rotomoldagem, a cadeira pode ser utilizada tanto em ambientes internos quanto externos.

Nas mostras de CASACOR

A SPUN faz sucesso nas mostras de CASACOR pelo Brasil! Tanto em espaços voltados para as crianças quanto naqueles para adultos, a peça gerava interação com o público. Relembre alguns ambientes que a utilizaram na galeria acima.

 

Continua após a publicidade
Publicidade