Os 7 destaques do design belga na Milan Design Week 2018

Os profissionais da Bélgica apresentam peças que são verdadeiros highlights no cenário internacional de Milão

Por Fernanda Drumond Atualizado em 18 fev 2020, 07h52 - Publicado em 16 abr 2018, 11h14
BuzziSpace – Buzzi Hat Divulgação/CASACOR

Os designers belgas estão preparando grandes lançamentos para a Semana do Design de Milão 2018. Profissionais veteranos, como Alian Gilles e Xavier Lust, expõem em conjunto com grandes marcas como Buzzi e Bonaldo, MDF Italia e Nilufar. Enquanto isso, jovens talentos revelados pelas regiões de Bruxelas, Flandres e Valônia irão exibir seus projetos no Salone Satellite, o evento reservado para designers com menos de 35 anos, que celebrou o seu 20º aniversário no ano passado.

Alain Gilles

Com luminárias que mais parecem chapéus extravagantes de 1950 ou sofás desenhados para gerar intimidade e conversa, os produtos de Alain Gilles são sempre divertidos e diferentes dos estilos essenciais. A Milan Furniture Fair deste ano terá a nova lâmpada BuzziHat e o sofá BuzziSpark para a Buzzispace. O designer também lançará mesa e cadeiras para Vincent Sheppard.

Divulgação/CASACOR

Xavier Lust

O trabalho de Xavier Lust geralmente transita entre arte e design. Em 2018, não será diferente. Entre os lançamentos preparados pelo belga, encontraremos a Le Banc, uma cadeira curva de alumínio pra a MDF Itália que valoriza o essencial. A peça foi projetada para o exterior e vem em duas cores: vermelho ou branco. Luxuosa e, ao mesmo tempo, minimalista, a coleção do designer para a Nilufar Depot é marcada por detalhes em latão polido.

Divulgação/CASACOR

Os jovens designers belgas

O Salone Satellite, que oferece aos jovens designers a oportunidade de apresentar seus trabalhos em um palco internacional, já revelou grandes designers como Matali Crasset, Nendo, Front e Xavier Lust. Em 2018, cinco designers belgas estarão no evento.

Estúdio Amorce

Criado em 2015 por Vincent Long e William Fournié, o Amorce Studio participará pela primeira vez do Salone Satellite este ano. Combinando materiais contemporâneos, técnicas artesanais e abordagem moderna, o Amorce cria objetos do cotidiano, dando forma a espaços públicos com fortes conotações sociais.

Divulgação/CASACOR

Gewoon David

O designer belga apresenta a Table Hulot, uma mini-mesa surreal com um toque de magia Magritte. A peça consiste em uma grande placa de cerâmica em cima de pernas de metal rosado e madeira.

Continua após a publicidade
Divulgação/CASACOR

Leila Boukhalfa

Rope é uma corda azul gigante com 30 cm de diâmetro. Embora seu tamanho desproporcional tenha levado à perda de sua função, a peça se transformou em um objeto para brincar. Residente em Bruxelas, Leila Boukhalfa é especialmente ativa nas artes cênicas.

Divulgação/CASACOR

Laurent Verly

Após o sucesso de sua primeira experiência no Salone Satellite no ano passado, Laurent Verly continua a criar objetos inspirados na vida cotidiana. Guiado pela observação e curiosidade, o designer cria objetos multifuncionais, adaptáveis, interativos e lúdicos. Seu mais recente projeto, dÖt – um sistema montado na parede criado para uso doméstico, coletivo e urbano – é tão esteticamente agradável quanto funcional.

Divulgação/CASACOR

PaulinePlusLuis

Formado por Pauline Capdo e Luis Bellenger, o trabalho de PaulinePlusLuis baseia-se na observação de objetos, fenômenos e momentos, transcrevendo-os em produtos. Sua presença no Salone Satellite em Milão contará com Luciole, uma lâmpada de chão, e Grenadine, um pendente.

 

Divulgação/CASACOR

 

Continua após a publicidade
Publicidade