Continua após publicidade

A vez do design sustentável no Fuorisalone 2018 de Rossana Orlandi

Dedicado aos amantes do design mundial, o espaço é transformado para acomodar todas as novidades selecionadas pela galerista e caçadora de talentos de Milão

Por Fernanda Drumond
Atualizado em 18 fev 2020, 07h52 - Publicado em 10 abr 2018, 19h29
(Divulgação/CASACOR)

Uma parada imperdível da Semana do Design de Milão é o Fuorisalone [evento que ocorre fora do Salão do Móvel] de Rossana Orlandi. Dedicado aos amantes do design de todo o mundo, o espaço é transformado para acomodar todas as novidades selecionadas pela galerista e caçadora de talentos de Milão.

Este ano, com foco na economia verde, Rossana Orlandi abriga um projeto multidisciplinar dedicado à reciclagem e ao design sustentável, com palestras, exibições de vídeo e exposições que coletam os trabalhos de Dirk Vander Kooij, Núcleo, Massimiliano Adami, Alessandro Mendini, Pentatônica, Alcarol, Duccio Maria Gambi, UET, Andreu Carulla e Ecopixel.

(Divulgação/CASACOR)

Uma das grandes novidades da semana é a chegada do Google, que escolhe Rossana Orlandi para sua estreia em Milão, apresentando o Softwear, um projeto idealizado por Lidewij Edelkoort em colaboração com Kiki van Eijk. O guru de tendências globais e o designer holandês projetaram uma instalação que explora a perfeita integração de produtos de alta tecnologia concebidos por Ivy Ross (vice-presidente de Design de Hardware da Google) na vida cotidiana. Dentro de três salas no piso térreo da galeria serão montadas algumas tapeçarias desenhadas por van Eijk em um ambiente doméstico que ilustra a visão do Google sobre a fusão entre tecnologia e estilo de vida.

Continua após a publicidade
(Divulgação/CASACOR)

Rossana Orlandi também confirmou os nomes que marcam presença em seu espaço na Via Matteo Bandello: o holandês Piet Hein Eek, que realizará uma exposição visionária; Guglielmo Poletti, um jovem talento descoberto por Rossana Rolandi, que lança sua coleção Equilibrium com uma mesa, um candelabro e um assento; o designer canadense Matthew McCormick com uma nova série de luminárias; o californiano radicado na Suíça Ini Archibong que apresentará sua primeira coleção para a Se Collection; Alvaro Catalan, da Ocon, trará um grande lustre feito em conjunto com artistas indígenas australianos.

A escrivaninha Olive de Enrico Marone Cinzano (Divulgação/CASACOR)

O designer Enrico Marone Cinzano, um pioneiro no design colecionável de luxo, apresentará duas novas peças de mobiliário, a escrivaninha Olive e a mesa de centro Pino. A Matteo Cibic lançará uma linha de mosaicos com a DG Mosaic; Nika Zupanc apresentará sua primeira linha de pranchas de surf; A Valerie Objects mostrará as últimas colaborações com Muller Van Severen, Nendo, Maarten Baas, Sigve Knutson e Studio Wieki Somers; e o designer da Letônia, Ermics, que após o sucesso da sua cadeira, Ombre Chair, regressa com novos espelhos e biombos. O designer Jun Yasumoto exibe sua nova coleção de basket tables AMI projetada para a Yamakawa.

Continua após a publicidade
coleção de basket tables AMI projetada por Jun Yasumoto para a Yamakawa (Divulgação/CASACOR)

Além do tradicional brunch de domingo, a galeria expande seus espaços para novos projetos relacionados à culinária e ao receber: um novo pátio abriga o VIP Coffee Bar da Illy (com instalação de Jacopo Foggini) e o novo restaurante Aimo e Nadia BistRo, liderado pelos chefs com estrelas Michelin, Fabio Pisani e Alessandro Negrini. Um espaço de convívio que combina a alta gastronomia com o charme do design de interiores assinado por Rossana Orlandi.

(Divulgação/CASACOR)

Em uma espécie de extensão da galeria, Rossana mostrará peças vintage em sintonia com obras de Mayice Studio, Hillsideout, Estúdio Vudafieri Saverino, Heewon Kim, McCollin Bryan, Emanuela Crotti, Ermix Alemães, Piet Hein Eek, Nika Zupanc e Kiki Van Eijk, sobre um fundo de tecidos florais , estampas de animais e decorações étnicas.

Continua após a publicidade
Publicidade