Luminária de David Trubridge vence o Good Design Award

A Navicula é o último lançamento do designer e foi projetada após um período de pesquisa sobre as diatomáceas, a base de toda a cadeia alimentar oceânica

Por Fernanda Drumond - Atualizado em 18 fev 2020, 07h55 - Publicado em 23 fev 2018, 15h42
Divulgação/CASACOR

O prestigiado Good Design Awards revelou a lista de vencedores de 2017 e a luminária Navicula, desenhada por David Trubridge, está entre os designs premiados.

A Navicula é o último lançamento de David Trubridge e foi projetada após um período de pesquisa sobre a vida das diatomáceas. Elas são a base de toda a cadeia alimentar oceânica, absorvendo mais carbono da atmosfera do que qualquer outro ser vivo – mais do que todas as florestas tropicais do mundo, liberando oxigênio através da fotossíntese.

Divulgação/CASACOR

Segundo o designer, as diatomáceas são algumas das formas mais bonitas da Terra. Seu estúdio ficou intrigado ao descobrir o papel essencial destes organismos no meio ambiente e adoraram a ideia de ter um significado por trás do produto. “Nós queríamos criar um produto com um conteúdo interior poderoso que também tivesse uma energia visual”, explicou Trubridge.

Divulgação/CASACOR

A forma fluida e segmentada da Navicula é enviada ao cliente semi-montada e pode ser rapidamente instalada. Isso reduz drasticamente o volume do produto, minimizando os efeitos do frete no meio ambiente. Os finos pedaços curvos de compensado de bambu são cortados a laser e, ao receberem a luz das lâmpadas de LED, lançam padrões de sombras no teto.

Divulgação/CASACOR
Continua após a publicidade
Publicidade