Artboard Created with Sketch.

Estúdio Snøhetta cria cadeira feita inteiramente de material descartado

A cadeira S-1500, lançada na Stockholm Design Week, apresenta um corpo feito de plástico reciclado e uma subestrutura feita de aço reaproveitado

 (Divulgação/CASACOR)

O estúdio de arquitetura Snøhetta está trabalhando na direção de uma economia circular, com seu design mais novo design: uma cadeira feita de plástico reciclado e aço recuperado da indústria de piscicultura norueguesa. A cadeira S-1500, lançada na Stockholm Design Week, apresenta um corpo feito inteiramente de plástico descartado e uma subestrutura feita de aço reaproveitado.

Criada em colaboração com a fabricante de móveis Nordic Comfort Products (NCP), a cadeira é feita de materiais reciclados de empresas locais, que produzem grandes quantidades de resíduos. Essas companhias fornecem à NCP redes de pesca descartadas, cabos e canos, que sobraram de suas operações, que são processados e moídos em uma substância granulada e depois injetada em um molde.

 (Divulgação/CASACOR)

Este método, a partir das composições plásticas irregulares, confere a cada cadeira uma qualidade única, apesar de produzidas em massa.

Snøhetta espera que a utilização de resíduos plásticos de empresas locais não contribua apenas para a construção de uma economia circular, mas também encoraje os consumidores a verem os resíduos como um recurso valioso em vez de material descartado. Não usar novas matérias-primas no processo de fabricação dá à cadeira uma das pegadas de carbono mais baixas do mercado até agora.

 (Divulgação/CASACOR)

O projeto estrutural da cadeira S-1500 foi inspirado na clássica R-48 do designer modernista norueguês Bendt Winge, criada no final dos anos 1960 – também fabricada pela NCP. Devido à popularidade da série R de Winge – com mais de cinco milhões de unidades vendidas apenas na Noruega – a NCP convidou o Snøhetta a redesenhar a peça clássica com um design mais simples.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Aceito receber ocasionalmente ofertas especiais e de outros produtos e serviços do Grupo Abril.
Política de Privacidade

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.