Uma releitura da tradicional cozinha do interior mineiro na CASACOR MG

Armários abertos, o vermelho do cimento queimado e até uma jaboticabeira trazem o clima dos antigos armazéns do estado

Por Redação Atualizado em 17 fev 2020, 16h31 - Publicado em 13 set 2019, 16h39

Os elementos da tradicional cozinha mineira estão todos lá: o fogão à lenha, os armários abertos de armazém do interior, o tijolo rústico, as frutas e legumes à mostra. A proposta por trás da Cozinha Leroy Merlin, entretanto, faz toda a diferença: mesmo sem abrir mão do rústico, o projeto do arquiteto Felipe Soares para a CASACOR Minas Gerais 2019 apresenta uma estética mais limpa, quase minimalista.

Henrique Queiroga/CASACOR

Sob o olhar do arquiteto, o relevante ambiente na cultura mineira é renovado. Com um clima contemporâneo, a cozinha recebe uma ilha central em T, em que são abrigados o fogão à lenha, a cuba e a mesa. O vermelho do cimento queimado comum às cozinhas do interior reaparece em um tom mais fechado, presente no epóxi revestido em resina da estrutura.

Henrique Queiroga/CASACOR

Em linhas bem simples, feito em pinus, o armário segue a mesma filosofia de praticidade: abriga fruteira, pratos, copos e panelas ao alcance das mãos, descobertos. A mistura o transforma em objeto versátil, também em homenagem aos antigos armazéns do estado.

Henrique Queiroga/CASACOR

O ladrilho hidráulico branco reforça o aspecto clean da cozinha, que conta com outros elementos comuns ao interior de Minas, como a jaboticabeira, que aparece plantada em vaso.

As obras de arte escolhidas para o projeto são interferências sutis que reforçam o sotaque do estado, como nos trabalhos de Mabe Bethônico e Flávia Bertinato.

Jomar Bragança/CASACOR

CASACOR Minas Gerais 2019

Quando?

De 03 de setembro a 13 de outubro de 2019

Continua após a publicidade

De terça a sexta, das 15h às 22h; sábados, das 12h às 22h; domingos e feriados: das 12h às 19h

Onde?

Palácio das Mangabeiras

Praça Efigênio de Sales, Mangabeiras – Belo Horizonte/MG

Quanto?

Ingresso inteiro: R$ 60; Meia entrada: R$ 30

Ingressos disponíveis em: https://casacormg.byinti.com

Continua após a publicidade
Publicidade