Artboard Created with Sketch.

Filmes indicados ao Oscar apresentam cenografia espetacular

Das paisagens africanas do Pantera Negra, aos detalhes meticulosos de Roma, conheça um pouco sobre a ambientação dos longa metragens prestigiados de 2019

Cena do filme Roma.

Cena do filme Roma. (Reprodução/CASACOR)

Na 91ª edição do Academy Awards – a premiação conhecida como Oscar – os filmes indicados para diversas categorias possuem pelo menos um aspecto em comum: a cenografia de tirar o fôlego. Das paisagens africanas futuristas de Wakanda, do Pantera Negra, aos detalhes meticulosos de Roma, o bairro da Cidade do México, conheça um pouco sobre a ambientação dos longa metragens mais prestigiados de 2019.

 (Reprodução/CASACOR)

Pantera Negra

A designer de produção Hannah Beachler se inspirou na arquitetura de Zaha Hadid, o Palácio de Buckingham e o afrofuturismo ao criar o mundo fictício de Wakanda, para o filme da Marvel, Pantera Negra. Os destaques ficam com o Edifício DDP, em Seul, e o SOHO Wangjing, em Pequim, que foram combinados com as paisagens remanescentes do cenário africano.

 (Reprodução/CASACOR)

A Favorita

A produção foi filmada no palácio rural histórico de Hatfield House, na Inglaterra. A designer de produção Fiona Crombie teve o cuidado de retratar a frivolidade e os caprichos da corte ao criar sets grandiosos para o drama de época. A estilista australiana, que já ganhou um BAFTA por seu trabalho no filme, usou um jogo de escalas para construir o papel de cada personagem no filme, como uma cama gigante completa com quatro colchões para a rainha Anne.

 (Reprodução/CASACOR)

Roma

O longa-metragem original do Netflix se passa na Cidade do México, na década de 1970. O designer de produção Eugenio Caballero usou as lembranças que ele e o diretor Alfonso Cuarón tiveram na capital mexicana ao criar os cenários imensamente detalhados para o drama. Enquanto grande parte do mobiliário veio da família de Cuarón, Caballero construiu fachadas sobre edifícios para recriar o período, baseado em fotografias antigas.

 (Reprodução/CASACOR)

O Primeiro Homem

O designer de produção Nathan Crowley foi encarregado de simular o primeiro pouso na Lua de um homem no filme biográfico de Neil Armstrong. Crowley trabalhou em estreita colaboração com a NASA para retratar com precisão os equipamentos da estação espacial, trajes espaciais e produtos usados no filme, que se retrata mais de uma década na vida de Armstrong.

 (Reprodução/CASACOR)

Ilha de Cachorros

O designer de produção Paul Harrod recebeu sugestões do arquiteto japonês Kenzo Tange ao construir a arquitetura da animação stop-motion de Wes Anderson, Isle of Dogs. Cada componente da impressionante composição de 240 cenários e 44 palcos foi construído em detalhes minuciosos, variando de “nuvens tóxicas” feitas de algodão a minúsculas poças de acrílico.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.