Arquitetura e decór no Oscar 2018

Veja como a arquitetura e a decoração têm papel de destaque nas criações de Hollywood

Por Ana Carolina Harada Atualizado em 18 fev 2020, 07h54 - Publicado em 6 mar 2018, 12h12
Na 90ª edição do Oscar, 45 milhões de cristais Swarovski foram utilizados para decorar o palco Derek McLane/CASACOR

Um filme é composto de diversos elementos: roteiro, direção, elenco, fotografia. Contudo, um dos aspectos que mais ajuda a criar a atmosfera e permite a imersão dos espectadores é o design de produção. Ele é responsável por criar (ou às vezes recriar) locações, construir sets, decorar cada cômodo para que os personagens possam ocupar.

Em 2018, os filmes indicados ao 90º Academy Awards contaram com grandes direções de arte, que construíram e decoraram os cenários de maravilhosas ficções. Confira abaixo como foi o trabalho de design, decoração e arquitetura por trás de alguns dos longas do Oscar 2018.

1.O Destino de Uma Nação (The Darkest Hour)

A reprodução da Sala de Guerra de Winston Churchill Sarah Greenwood / Focus Features

A equipe do filme fez sob encomenda os itens dos cômodos de guerra do então primeiro ministro da Inglaterra, Winston Churchill. A minúcia para que o set se tornasse o ambiente britânico dos anos 1940 foi tanta, que a réplica da cadeira do político continha até os arranhões da original.

2. Corra! (Get Out)

Continua após a publicidade
Casa utilizada como cenário do filme Corra! Reprodução/CASACOR

Corra! Foi filmado no Alabama, e passou por locações como a Barton Academy, um edifício de inspiração grega que foi a primeira escola pública do estado.

3. Me Chame Pelo Seu Nome (Call Me By Your Name)

Interior da casa da família da Elio Reprodução/CASACOR

O longa é a história de amor e descoberta do jovem Elio enquanto passa férias em uma antiga vila italiana do século XVII. Além da presença marcante de construções e esculturas daquele século, Me Chame Pelo Seu Nome também se destacou na decoração dos ambientes interiores: com livros, pinturas e mobiliário que refletem a personalidade das personagens.

4. Trama Fantasma (Phantom Thread)

A escada em espiral da casa georgiana tem um papel importante na estética de Trama Fantasma Reprodução The Times/CASACOR

A principal locação do filme é uma autêntica moradia georgiana em Londres. Isso, porém, dificultou imensamente as filmagens já que esse estilo de arquitetura é repleto de escadas e não muito espaçoso. Assim, algumas sequencias tiveram de ser gravadas fora de ordem, dada a dificuldade de transporte dos equipamentos pela casa.

Continua após a publicidade
Publicidade