Arquitetura e decór no Oscar 2018
Veja como a arquitetura e a decoração têm papel de destaque nas criações de Hollywood
Um filme é composto de diversos elementos: roteiro, direção, elenco, fotografia. Contudo, um dos aspectos que mais ajuda a criar a atmosfera e permite a imersão dos espectadores é o design de produção. Ele é responsável por criar (ou às vezes recriar) locações, construir sets, decorar cada cômodo para que os personagens possam ocupar.
Em 2018, os filmes indicados ao 90º Academy Awards contaram com grandes direções de arte, que construíram e decoraram os cenários de maravilhosas ficções. Confira abaixo como foi o trabalho de design, decoração e arquitetura por trás de alguns dos longas do Oscar 2018.
1.O Destino de Uma Nação (The Darkest Hour)
A equipe do filme fez sob encomenda os itens dos cômodos de guerra do então primeiro ministro da Inglaterra, Winston Churchill. A minúcia para que o set se tornasse o ambiente britânico dos anos 1940 foi tanta, que a réplica da cadeira do político continha até os arranhões da original.
2. Corra! (Get Out)
Corra! Foi filmado no Alabama, e passou por locações como a Barton Academy, um edifício de inspiração grega que foi a primeira escola pública do estado.
3. Me Chame Pelo Seu Nome (Call Me By Your Name)
O longa é a história de amor e descoberta do jovem Elio enquanto passa férias em uma antiga vila italiana do século XVII. Além da presença marcante de construções e esculturas daquele século, Me Chame Pelo Seu Nome também se destacou na decoração dos ambientes interiores: com livros, pinturas e mobiliário que refletem a personalidade das personagens.
4. Trama Fantasma (Phantom Thread)
A principal locação do filme é uma autêntica moradia georgiana em Londres. Isso, porém, dificultou imensamente as filmagens já que esse estilo de arquitetura é repleto de escadas e não muito espaçoso. Assim, algumas sequencias tiveram de ser gravadas fora de ordem, dada a dificuldade de transporte dos equipamentos pela casa.