Cores do Feng Shui: quais são e como usá-las para harmonizar os ambientes?

Entenda como as cores são capazes de despertar emoções e sentimentos e como usá-las da melhor maneira no lar

Por Yeska Coelho Atualizado em 28 jun 2022, 10h19 - Publicado em 28 jun 2022, 16h00
Andrezza Alencar - Studio Raiz, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Andrezza Alencar – Studio Raiz, projeto da CASACOR São Paulo 2021. Evelyn Müller/CASACOR

O Feng Shui é uma prática antiga e poderosa que tem o objetivo de eliminar as energias negativas dos ambientes para trazer mais equilíbrio e harmonia aos espaços. Essa relação também é sinônimo de bem-estar, uma busca constante de profissionais da arquitetura em seus projetos.

As cores são capazes de passar sentimentos diversos. Hoje em dia, é possível dizer que a escolha está ligada ao tipo de atmosfera e energia que você deseja passar para aquele ambiente e a quem convive com ele.

Baguá Feng Shui
Mapa Feng Shui Divulgação/CASACOR

“Nossa casa precisa de cuidados diários que reforcem a harmonia, o equilíbrio e um convívio auspicioso. Por essa razão, aplicar o Feng Shui pode ser uma boa ideia. Afinal é nela que recebemos nossos amigos e familiares, onde nos divertimos e passamos um bom tempo”, afirma Juliana Viveiros, espiritualista da plataforma iQuilibrio.

A seguir, entenda o que cada cor pode representar (e onde usá-las):

Vermelho

 

Continua após a publicidade

Marcelo Diniz e Mateus Finzetto - A, Dorê Gourmet L' espace AD, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
A, Dorê Gourmet L’ espace AD. Marcelo Diniz e Mateus Finzetto – CASACOR São Paulo 2021 MCA Estudio/CASACOR

O vermelho é considerado como “a cor do sucesso” no Feng Shui. Investir em objetos vermelhos pode atrair reconhecimento nas áreas que se deseja. Segundo a especialista, é ainda melhor se eles forem em formato triangular e tiverem ligação com emissão de luz; por exemplo, um abajur ou luminária.

Rosa

 

Continua após a publicidade

Giovanna Pitondo - Living Afetividade, projeto da CASACOR Ribeirão Preto.
Giovanna Pitondo – Living Afetividade, projeto da CASACOR Ribeirão Preto. Felipe Araujo/CASACOR

Uma cor ideal para usar, especialmente no quarto, é o rosa. Para quem busca mais harmonia no relacionamento é recomendado apostar nessa cor. O Feng Shui para o amor é muito utilizado nos quartos dos casais ou na sala dos enamorados.

Branco

 

Continua após a publicidade

Eliane Mendonça suite sonhos casacor goias 2021 quarto cama decoração sofá
Eliane Mendonça – Suíte dos Sonhos Edgard César/CASACOR

O branco é uma cor que une todas as outras e é indicada para potencializar a criatividade. Usá-la no home office pode ser uma boa pedida para despertar novas ideias. Para ajudar nesse quesito, utilize esferas metálicas polidas ou objetos circulares brancos. Se gostar de arte, procure imagens que remetem a círculos brancos e enfeite o local.

Preto

 

Continua após a publicidade

Arthur Guimarães - Lounge Comandante Rolim Amaro, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Arthur Guimarães – Lounge Comandante Rolim Amaro. CASACOR São Paulo 2021. Salvador Cordaro/CASACOR

Há quem acredite que o preto tem uma carga negativa, e tal crença é um erro tremendo. O preto e o azul marinho são cores indicadas para o trabalho. Transmite flexibilidade, sensibilidade e jogo de cintura.

Azul

 

Continua após a publicidade

Smart Home Sebrae, por Luiz Maingué- CASACOR Paraná 2022
Smart Home Sebrae, por Luiz Maingué- CASACOR Paraná 2022 Eduardo Macarios/CASACOR

O azul é uma cor recomendada para reestruturar os ambientes e trazer mais espiritualidade e autoconhecimento. É uma cor indicada para equilibrar o morador em uma jornada de puro autoconhecimento.

A especialista indica: “quando o foco é espiritualidade e autoconhecimento, elementos de terra ajudam, assim como a pedra lápis-lázuli”.

Verde

 

Continua após a publicidade

Apartamento com ares de casa de campo assinado por Beatriz Quinelato, do elenco CASACOR, em São Paulo
Apartamento com ares de casa de campo assinado por Beatriz Quinelato, do elenco CASACOR, em São Paulo Rafael Renzo/CASACOR

Ambientes que convidam a reunião familiar pedem um tom de verde: a cor da família. “Uma dica importante é ter um vasinho de hortelã por perto ou alguma decoração com amazonita. Ou seja, não é necessário pintar o cômodo inteiro, pois pode parecer um ambiente opressor e causar mais brigas do que harmonia familiar”, explica a espiritualista.

Amarelo

 

Continua após a publicidade

Loja Cheiro da Flor, por Kiscylla Roberta e Lana Edla- Janelas CASACOR Tocantins 2022
Loja Cheiro da Flor, por Kiscylla Roberta e Lana Edla- Janelas CASACOR Tocantins 2022 Edgard César/CASACOR

O amarelo representa vitalidade, e é considerada a cor do equilíbrio. A espiritualista explica que o amarelo não pode faltar e alerta para o risco de que “sem esse coração, as outras cores no Feng Shui podem entrar em completa desarmonia”. Sendo assim, garanta que ele faça as energias circularem para notar a diferença na saúde física e mental.

Púrpura

 

Continua após a publicidade

Givago Ferentz Arquitetos - Bistrot. Ambiente da CASACOR Paraná 2022.
Givago Ferentz Arquitetos – Bistrot. Ambiente da CASACOR Paraná 2022.

A cor púrpura representa prosperidade e é recomendada para atrair dinheiro e fartura. Ele tem uma energia que remete ao sucesso, ampliar horizontes, boas oportunidades e tudo que vem de bom com isso. Dessa forma, procure utilizar objetos ovais, como mesas de madeira e espelhos.

Continua após a publicidade

Publicidade