Feng Shui: O que é e como usá-lo para trazer equilíbrio para o lar?

Especialistas acreditam que aplicar o Feng Shui é fundamental para começar o ano com a casa energizada e limpa de negatividade

Por Yeska Coelho Atualizado em 10 jan 2022, 09h24 - Publicado em 10 jan 2022, 10h00
Melina Romano- Casa Alma Duratex, ambiente da CASACOR São Paulo 2021.
Casa Alma Duratex – Melina Romano. Projeto da CASACOR São Paulo 2021. MCA Estudio/CASACOR

Todo começo de ano exige uma renovação: seja ela da própria residência ou da energia da casa. Em ambos os casos, o Feng Shui é uma ferramenta poderosa para ajudar a conquistar mais harmonia no lar e também naquilo que está ao nosso redor.

Para Yara Vieira, especialista do Astrocentro, um bom ponto de partida é eliminar tudo que está obsoleto na casa. “É necessário jogar fora tudo que é velho e que não está mais tendo utilidade para sua vida, só assim você se livrará dessa energia parada em sua casa”, explica.

Mas afinal, o que é o Feng Shui? Como aplicá-lo? A seguir, reunimos todas essas informações para te ajudar!

O que é Feng Shui?

 

Quarto Suna Reveev - Osvaldo Segundo & Arquitetos Associados. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2021.
Quarto Suna Reveev – Osvaldo Segundo & Arquitetos Associados. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2021. Lio Simas/CASACOR

O Feng Shui é uma prática antiga que tem o objetivo de eliminar as energias negativas dos ambientes para trazer mais equilíbrio e harmonia aos espaços. A filosofia surgiu na China, onde acreditava-se que escolher o lugar certo para se morar era sinônimo de uma vida amena e saudável.

A natureza é uma das principais aliadas do Feng Shui – que, em tradução literal, significa “vento-água”. Na prática, ele é feito por meio da decoração e do design de interiores. Trata-se de trazer elementos que equilibrem as energias, e nesse sentido, contar com a presença de materiais como madeira, cerâmica, cristais, vidros – note que também até mesmo imagens e formas do Feng Shui podem ajudar.

quarto branco com cama de casal no centro cinza claro
Casa Contêiner Cosentino – Marilia Pellegrini. Projeto da CASACOR São Paulo 2019. Projeto: Marília Pellegrini/CASACOR

Em todo final e começo de ano, aplicar o Feng Shui no lar é recomendado para começar o ano com as energias renovadas.

Quando falamos sobre essa prática milenar, é importante ter em mente que a casa é como um “organismo vivo” e que, assim como o corpo, precisa de cuidados e por vezes um detox para se recuperar. Considerando a casa como o espaço onde passamos a maior parte do tempo – especialmente após a pandemia –, essa sensação de “respiro” no lar se reflete também no bem-estar dos moradores.

Como aplicar o Feng Shui em casa?

 

Espelho D’Água Mini Pavilhão Cristina Menezes Minas Gerais 2021 modulo conteiner arquitetura decoração
Espelho D’Água e Mini Pavilhão – Cristina Menezes. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2021. Jomar Bragança/CASACOR

A primeira mudança para aplicar o Feng Shui deve partir do interior do próprio morador. Emanar boas energias, gratidão e satisfação pelo lar é com certeza um passo importante que deve ser seguido. Sem isso, por mais que os elementos contribuam para neutralizar a energia negativa, a sensação de “respiro” não fica tão evidente.

Depois disso, você pode seguir algumas práticas simples que já colaboram para maior harmonia, como por exemplo incluir plantas no ambiente, incluir fluxos de água corrente, deixar espaços livres para circulação – especialmente na entrada da casa –, e manter a porta do banheiro sempre fechada.

Leia também: Decoração com plantas: dicas de cultivo para sua casa!

Continua após a publicidade

O que é Baguá no Feng Shui?

 

Leo Romano - Ateliê Deca, projeto para a CASACOR São Paulo 2021.
Ateliê Deca – Leo Romano. Projeto da CASACOR São Paulo 2021. MCA Estudio/CASACOR

Para Yara, especialista do Astrocentro, o Baguá é uma ferramenta excelente pois “traz algumas dicas de como organizar as casas no sentido do Sol. Assim, você conseguirá organizar as áreas da sua vida para que todas sejam prósperas“.

O Baguá passa uma orientação em cores, como um mapa em formato octogonal, que se divide em nove setores que influenciam a vida de qualquer pessoa: família, saúde, prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade, amigos, trabalho e espiritualidade.

A seguir, confira o mapa do Baguá para aplicar os elementos que melhor combinam com a energia que você quer atrair para cada cantinho da sua casa.

Baguá Feng Shui

Além das cores, ele também indica a forma e o elemento que deve ser usado. Ex.: para o “guá” da família, recomenda-se a cor verde, forma retangular e, como material, a madeira. Incluir um painel ou um quadro que siga essas regrinhas pode ser uma boa ideia para os ambientes de confraternização, como salas de estar e jantar.

Qual a relação do estilo minimalista com o Feng Shui?

 

respiro mariana maisonnave casacor santa catarina florianopolis 2021 foto mariana boro
Respiro – Mariana Maisonnave. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2021. Mariana Boro/CASACOR

O Feng Shui e o minimalismo tem muito em comum: a começar pelas filosofias de ambos, que pregam que um lifestyle mais simples e em maior contato com a natureza pode agregar em muito na vida de uma pessoa.

O estilo minimalista prega justamente o uso de poucos recursos de forma bem distribuída, e o Feng Shui defende, justamente, que se livrar daquilo que não está sendo utilizado e de “extravagâncias” desnecessárias do lar ajuda a focar naquilo que é essencial.

CASACOR ES:Galeria do Designer - Jader Almeida e Letícia Finamore. Com 50 m², o ambiente explora as máximas dos estilos clean, moderno e minimalista. Neste espaço, o designer expõe a sua nova linha de mobiliário e objetos, todos lançamentos, em uma composição única, trabalhada pela parceria exclusiva com a arquiteta Letícia Finamore.
Galeria do Designer – Jader Almeida e Letícia Finamore. CASACOR Espírito Santo. Felipe Araújo/CASACOR

Dessa forma, o Feng Shui pode se tornar uma ferramenta poderosa para os adeptos da decoração minimalista, oferecendo orientação no momento de priorizar, organizar e melhor distribuir os elementos com o objetivo de trazer ainda mais bem-estar.

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade