Como escolher a cortina ideal para o lar? Veja inspirações da CASACOR!

Saber usar a cortina em diferentes ambientes pode colaborar para um décor cheio de emoções e que ainda desempenha uma série de funcionalidades; confira

Por Yeska Coelho Atualizado em 11 jul 2022, 13h11 - Publicado em 26 jun 2022, 10h00
Sala Tempo, por Dado Castello Branco. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022.
Sala Tempo, por Dado Castello Branco. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022. André Nazareth/CASACOR

As cortinas possuem múltiplas funções na decoração de ambientes: controlam a luminosidade, trazem privacidade e podem também servir como um elemento charmoso que garante mais elegância ao cômodo.

A escolha do tecido, estilo da cortina e até mesmo cor e estampa têm grande importância – e entre elas existe uma linha tênue para a sofisticação. Veludo, seda, algodão e linho são exemplos de materiais que trazer uma elegância por si só e tem a capacidade de arrematar o décor com uma cortina.

Suíte Líder João Daniel Arquitetura CASACOR Minas Gerais 2021 decoração arquitetura loft
João Daniel Arquitetura – Suíte Líder. CASACOR Minas Gerais 2021. Daniel Mansur/CASACOR

Não existem muitas regras quanto ao uso de cortinas, no entanto. Alguns projetos adotam chevron e voal – tecidos conhecidos por deixar a luz entrar – e tudo bem, já que eles privilegiam a iluminação natural e são excelentes apostas em ambientes mais fechados. A seguir, confira algumas inspirações de cortinas da CASACOR!

Cássia Veras e Bruno Freitas - Espaço Infinito Particular Sebrae. Ambiente do Janelas CASACOR Tocantins 2022.
Cássia Veras e Bruno Freitas – Espaço Infinito Particular Sebrae. Ambiente do Janelas CASACOR Tocantins 2022. Edgard César/CASACOR

Esta sala de jantar com décor clássico e delicado aposta na cortina como o elemento capaz de trazer leveza e deixar a composição harmoniosa. Uma tonalidade off white foi adotada para dar continuidade ao piso e ao papel de parede.

Loja de Aromas, por Rachel Borges. Ambiente da CASACOR Goiás 2022.
Loja de Aromas, por Rachel Borges. Ambiente da CASACOR Goiás 2022. Edgard César/CASACOR

Uma cortina mais pesada também pode fazer seu papel na decoração de ambientes. Rachel Borges apostou em um modelo acinzentado que se destaca muito bem com o verde das paredes e da poltrona e, de quebra, combina com o sofá. A estratégia é esperta, já que o objetivo do ambiente é preservar outros elementos como protagonistas.

Espaço Lider, por Lorrane Albernaz e Paola Albernaz. Ambiente da CASACOR Goiás 2022.
Espaço Líder, por Lorrane Albernaz e Paola Albernaz. Ambiente da CASACOR Goiás 2022. Edgard César/CASACOR

Uma cortina pode desempenhar o papel de oferecer mais privacidade: este é o caso de Espaço Líder, assinado por Lorrane Albernaz e Paola Albernaz, que trouxe as cortinas de um jeito inovador. O projeto é bastante moderno e a cozinha traz um toque romântico para o décor.

Continua após a publicidade

Espaço Brasal, por Lia Galera. Ambiente da CASACOR Goiás 2022.
Lia Galera – Espaço Brasal. Edgard César/CASACOR

Outro exemplo de cortina que garante privacidade foi a aposta da Lia Galera em seu Espaço Brasal. Além de isolar a sala de jantar, a cortina traz uma textura acolhedora que convida ao toque.

Loft 01, por Genésio Maranhão. Ambiente da CASACOR Goiás 2022.
Genésio Maranhão – Loft 01. CASACOR Goiás 2022 Edgard César/CASACOR

O designer de interiores Genésio Maranhão apostou em uma cortina quase teatral para trazer um ar mais cosmopolita que mistura brasilidades, poesia e bossa em um mesmo ambiente.

Livraria, por Victor Niskier- Ambiente da CASACOR Rio 2022
Livraria, por Victor Niskier- Ambiente da CASACOR Rio 2022 André Nazareth/CASACOR

Até a varanda pode contar com uma cortina para chamar de sua! Victor Niskier adotou um modelo único como efeito “picotado” para o seu projeto Livraria. A escolha da cortina foi uma sacada esperta que traz inovação e ao mesmo tempo um toque de aconchego, convidando assim os visitantes a se sentarem e ficarem horas e horas lendo um bom livro.

 

 

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade