Como aplicar cimento queimado? Inspire-se em projetos da CASACOR!

Muito associado ao estilo industrial, o cimento queimado é um forte aliado para revestir pisos e paredes em projetos com personalidade

Por Yeska Coelho Atualizado em 24 mar 2021, 10h46 - Publicado em 8 mar 2021, 08h00

Com uso voltado principalmente para projetos de estilo industrial, o cimento queimado é um material originalmente feito com cimento, água e areia. Nos dias de hoje, empresas de tinta já se adaptaram a esse elemento atemporal, e oferecem soluções que copiam a textura e a cor.

Diversas tonalidades de cinza podem ser incorporadas em um projeto com cimento queimado para adaptar a cor com o clima e as combinações que serão criadas no espaço.

A seguir, selecionamos cinco ambientes que passaram por edições passadas da CASACOR para servir como inspiração. Confira!

Plantas na parede de uma área externa com poltronas brancas, poltrona de madeira e puff cinza na frente.
Projeto: Letícia Vieia e Claudio Saladino/ Foto: Lio Simas/CASACOR

Letícia Vieia e Claudio Saladino inovaram no CASACOR Santa Catarina ao lançar mão do cimento queimado no piso da garagem para compor esse pequeno espaço de descanso.

O piso contrasta de maneira harmoniosa com as plantas que cercam toda a parede e deixa a atmosfera industrial “corrompida” pelas plantas no ambiente.

sala de estar com cimento queimado
Haruo Mikami/CASACOR

Apesar de ser um revestimento forte e robusto, é possível incluir o cimento queimado em composições mais leves. Chamado de Anexo Concreto, o projeto de autoria do Carpaneda & Nasr Arquitetos Associados contou com a combinação do cimento queimado a outros elementos mais “clean”, como o mobiliário off white.

Além disso, o revestimento foi eleito para criar contraste junto a madeira do cômodo integrado. “É uma arquitetura com muito significado e pouca informação”, afirma Laísa Carpaneda e Flávia Nasr sobre o projeto que foi exibido no CASACOR Brasília 2018.

banheiro unissex com cimento queimado reforçando o estilo industrial
Divulgação/CASACOR

Muita personalidade na composição do banheiro unissex de Gustavo Neves exibido no CASACOR São Paulo 2016. Aqui, o acabamento rústico foi eleito propositalmente para passar uma sensação mais bruta e moderna ao espaço.

Continua após a publicidade

O cimento queimado parece feito sob medida para dar elegância ao projeto. A tonalidade mais clara permite um contraste interessante, seja na pia ou nos quadros do modelo brasileiro Ivan Erick.

Érica Salguero - Cozinha Induatrial. Paredes de cimento queimado, canos de PVC e outros elementos evidenciam o estilo industrial. A cartela de cores é simplificada, em preto, branco, cinza e tons da madeira de demolição. A horta na ilha central rende um toque de frescor no espaço.
Evelyn Muller/CASACOR

Quem falar que um estilo industrial monocromático é sem graça é porque não conhece a Cozinha Industrial de Érica Salgueiro. No projeto, a especialista incorporou elementos que reforçam a atmosfera urbana e investiu em uma paleta de cores simplista em tons de preto, branco, cinza e madeira de demolição.

A ilha central traz praticidade e sofisticação. E a marcenaria aliada foi uma boa pedida para garantir um visual mais requintado em meio a uma base mais rústica.

CASACOR São Paulo 2016. Boulangerie - Idália Daudt. Neste projeto, com exceção do revestimento, todos os materiais foram reaproveitados na criação de um ambiente rústico com referências francesas. Para contrastar com as paredes de cimento queimado, foram escolhidas peças nas cores amarela, laranja e vermelha.

Uma das principais vantagens de utilizar o cimento queimado é a versatilidade. Afinal, é possível incorporar esse elemento em projetos diversos e associá-lo desde uma base neutra para composições mais clean até projetos mais coloridos e lúdicos.O segundo caso se aplica muito bem aqui. No projeto de Itália Daudt exibido no CASACOR São Paulo 2016, a especialista elegeu as cores amarelo, laranja e vermelho para criar um clima mais lúdico e artístico ao espaço.

O cimento queimado fez bonito como revestimento na parede, abrigando placas luminosas e também quadros decorativos super coloridos.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade