Artboard Created with Sketch.

ABUP Home & Gift: O melhor do design autoral no Projeto Célula

Com iniciativa e curadoria da Marco 500 e da Feira na Rosenbaum, a nova empreitada da ABUP apresenta o melhor do design brasileiro e autoral

O Projeto Sertões, por Zizi Carderari, está no Projeto Célula e faz expedições pelo Brasil, mapeando e divulgando o artesanato e a arte popular brasileira. “Partindo da vontade de mostrar quem são as pessoas que tem esse fazer artístico, suas histórias e tradições, os mestres e seus legado, entrevistei galeristas, colecionadores, designers de interiores e arquitetos que falam sobre a riqueza dessas obras numa decoração e a necessidade de valorizar essa arte.

O Projeto Sertões, por Zizi Carderari, está no Projeto Célula e faz expedições pelo Brasil, mapeando e divulgando o artesanato e a arte popular brasileira. “Partindo da vontade de mostrar quem são as pessoas que tem esse fazer artístico, suas histórias e tradições, os mestres e seus legado, entrevistei galeristas, colecionadores, designers de interiores e arquitetos que falam sobre a riqueza dessas obras numa decoração e a necessidade de valorizar essa arte. (Divulgação/CASACOR)

Em 2018, uma das grandes feiras de decoração e artigos para casa, a ABUP apresenta um diferente formato em um novo endereço: a ABUP Home & Gift, que ocorre até hoje (21) no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5. Com, aproximadamente, 250 expositores, a marca apresenta uma seleção de produtos para mesa posta, utensílios de cozinha e objetos decorativos, além de um ciclo de palestras com renomados profissionais do segmento casa, arquitetura, design e decoração.

Projeto Sertões

Projeto Sertões (Divulgação/CASACOR)

Porém, a grande novidade é a aposta da feira na abertura de um espaço para valorizar o melhor do design brasileiro e autoral. Desenvolvido a partir de uma parceria da empresa Marco 500 e a Feira na Rosenbaum, a ABUP apresenta o Projeto Célula. Nele, profissionais já conhecidos e grandes apostas do design apresentam lançamentos e peças já existentes, seguindo uma curadoria, que resulta na melhor seleção de objetos autorais e cheios de beleza.

Entre os designers participantes estão: Design com Brócolis, Evelyn Tannus, Fatto, Greghi Design, Iludi, Leonardo Vanetti, Marcos Quintas, Mercatto Casa, M.O.A Estúdio, Nina Lima, Oslo Designer, Paola Muller, Projeto Sertões, Sui Objetos e Suka Braga.

Confira abaixo alguns dos destaques presentes na 1ª edição do Projeto Célula:

 (Reprodução/CASACOR)

Nina Lima, arquiteta de formação, tinha como hobby concepção de joias. As suas peças foram sempre feitas de forma manual e artesanal, e usando, prioritariamente, a borracha, derivada do petróleo. Suas criações fizeram tanto sucesso, que o seu trabalho acabou se transformando em joias para casa. Os objetos com linguagem minimalista, metal e aço juntos formam um adorno único e de personalidade, que pode ser usado de inúmeras formas, assumindo várias funções, como luminária, pingente de teto, artigo decorativo de parede e muitas outras possibilidades.

 (Ana Harada/CASACOR)

Paola Muller leva para o Projeto Célula sua nova coleção de tapetes desenvolvidos com a Fio Bonito. As peças lançadas são confeccionadas em jacquard, chenile e também juta natural com chenile. Além desse, a profissional apresenta tecidos e uma linha inspirada nos jacarandás, mostrando no estande da feira, as mil possibilidades de aplicação de tecidos em poltronas, pufes, quadros, e mais. Ainda é possível conferir o Batucada, um banquinho que vira mesinha, parceria da profissional com o Atelier Crudo. “Para mim, o trabalho de criação em tricô é completo, tridimensional e, o mais interessante de pensar formas e proporções é criar o próprio tecido. ”

 (Ana Harada/CASACOR)

O arquiteto Samuel Angelo traz para a feira, com sua nova marca, a Sui Objetos, uma série que questiona a beleza da imperfeição e que busca despertar o humor e a emoção. Um dos destaques fica por conta dos vasos de cerâmica, que trazem em suas bordas as rebarbas da fôrma de produção da peça, desconstruindo o padrão do objeto e ressignificando a estética dele. As outras coleções apresentadas trazem uma atmosfera lúdica, deixando a interpretação livre para quem analisa e admira as peças. “Buscamos um equilíbrio entre o poético e o comercial, o bruto e a joia”.

 (Ana Harada/CASACOR)

Quem olha, já identifica. Evelyn Tannus leva para o projeto suas famosas mãozinhas, que ganham novos desenhos e estampas. A profissional, na trajetória do seu trabalho, criou uma identidade visual marcante: suas peças são tatuadas como se fossem peles de cerâmica. Uma linguagem contemporânea, feminina, delicada, fantasiosa e bem-humorada. Na feira, Evelyn apresenta alguns lançamentos, incluindo a estamparia em tecido, como no apresentado, onde ela aproveitou uma lona de caminhão e criou uma peça única e estilosa.

 (Divulgação/CASACOR)

O Estúdio Iludi, formado pelos profissionais Luiz F. Costa e Rodrigo Irffi, apresenta-se de uma forma instigante e bem bela durante a feira. “Boas ideias são inquietantes. Elas dão um jeito de nascer”: é a premissa e o norte que o escritório toma e leva para o Projeto Célula, onde são apresentadas as peças já criadas de duas maneiras. Em um dos locais, Irffi e Costa ambientam suas criações como se fosse um espaço real, uma residência. Em um segundo plano, a dupla traz uma atmosfera mais conceitual, com peças lúdicas e um dos seus grandes destaques: a Poltrona Void, formada por chapas metálicas que, dobradas, desenham com luz e sombra, transformando-se em uma escultura artística.

 (Divulgação/CASACOR)

Suka Braga se une ao Estúdio ODD e apresenta uma linha pautada nas “Pesquisas sensíveis sobre o tempo Garimpo”, onde são explorados o reuso da madeira e do mármore. “O que nos motiva são produtos com filosofia de vida que transmitem claramente seu papel e sua intenção. A sua origem, seu tempo, e a sua capacidade de permanência. Frutos da produção humana, acessórios e joias são criados para que tenham relevância de longo prazo”.

SERVIÇO ABUP HOME & GIFT FAIR 

QUANDO?

De 18 a 20 de fevereiro, das 10h às 19h

Dia 21, das 10h às 17h.

ONDE?

SÃO PAULO EXPO – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 | 04329-900 | São Paulo SP

Como chegar ao local: http://www.abup.com.br/abuphomegift/localizacao/

Credenciamento inicia-se às 9h e encerra-se uma hora antes do término do evento.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.