Artboard Created with Sketch.

A Oca recebe maior exposição do artista Ai Weiwei

O artista chinês realiza a maior exposição de sua carreira na Oca, no Parque do Ibirapuera

 (Divulgação/CASACOR)

Ai Weiwei Raiz é o nome da primeira exibição do artista plástico chinês Ai Weiwei no Brasil, e também a maior já realizada por ele. Com 8 mil m², a mostra traz 70 obras históricas e outras 24 inéditas criadas a partir de sua imersão pelo Brasil e suas tradições. O produtor cultural Marcello Dantas assina o projeto e a curadoria que se propõem a revelar a história de um dos maiores e profícuos artistas da atualidade.

 (Divulgação/CASACOR)

Weiwei deixou seu país de origem em 2015 e se destaca no cenário internacional pelo interesse que demonstra pelas questões sociais, como a crise mundial de imigração e pela crítica ferrenha ao governo chinês. Muitas de suas obras fazem referência aos temas de forma contundente. Como um dos maiores trabalhos expostos, um barco de refugiados à deriva, que flutuou sobre o lago do Ibirapuera antes de ser instalado no último andar do edifício. Ali também é possível assistir aos videos gravados pelo artista em campos de refugiados pela Europa.

 (Divulgação/CASACOR)

Alguns de seus trabalhos mais conhecidos podem ser vistos na Oca como Dropping a Han Dynasty Urn (Deixando cair uma urna da dinastia Han), uma obra que mostra o jovem artista derrubando intencionalmente uma urna cerimonial de cerca de 2.000 anos, da Dinastia Han, período da história da civilização chinesa. A ação subversiva e transformadora foi captada e transformada em três imagens, que vêm sendo expostas em mostras por todo o mundo. No Brasil, poderá ser vista a versão dela em peças de Lego. Muitos de seu trabalhos tensionam o mundo contemporâneo e os modos tradicionais chineses de pensamento e produção.

A exposição revela também a capacidade de subversão dos suportes tradicionais das artes ao mesclar trabalhos das mais variadas técnicas como escultura, instalações de mídia, fotografia, filme, arquitetura, curadoria e crítica social.

Serviço Ai Weiwei Raiz

Quando?

De 20 de outubro de 2018 a 20 de janeiro de 2019

Terça-feira a sábado, das 11h às 20h;

Domingo e feriados, das 11h às 19h.

Onde?

Oca – Parque do Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/nº

Quanto?

R$ 20

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.