Instituto Casa Vilanova Artigas: o novo centro cultural de São Paulo

O local servirá como um centro cultural, repleto de atividades, abrigando a exposição Artigas: A Casa como Cidade, além de oferecer um café e coworking

Por Alex Alcantara Atualizado em 17 fev 2020, 16h39 - Publicado em 22 mar 2019, 13h55
Reprodução

Construída em 1949, a casa onde habitava o arquiteto João Batista Vilanova Artigas, localizada no Campo Belo, Zona Sul de São Paulo, funcionou como morada da família até 2016, foi tombada e revitalizada entre 2016 e 2017, e ontem (21), inaugurou e abriu as portas como o Instituto Casa Vilanova Artigas (ICVA).

Reprodução/CASACOR

O projeto de ressignificação do imóvel é da arquiteta Talita De Nardo Missaglia, aluna de Júlio Artigas, filho do renomado arquiteto. O local servirá como um centro cultural, repleto de atividades, abrigando a exposição Artigas: A Casa como Cidade – com projetos e imagens da vida e obra do arquiteto – além de oferecer um café e coworking.

Reprodução

O Instituto conta com o Café Artigas, localizado no pátio da casa, com projeto original de paisagismo de Burle Marx, reeditado por Luis Carlos Orsini.

Reprodução/CASACOR

A área do coworking ocupa o antigo quarto de Vilanova Artigas, e terá 12 estações de trabalho. O seu antigo escritório será usado como sala de reuniões.

Reprodução/CASACOR

O objetivo é que a visitação valorize o patrimônio histórico e a arquitetura, o design e a arte.

Continua após a publicidade

Serviço Instituto Casa Vilanova Artigas

Quando?

De quarta-feira a sábado: visitação gratuita ao público em geral

De segunda a terça-feira: aberto para receber grupos previamente agendados e eventos fechados

Onde?

Rua Barão de Jaceguai, 1151 – Campo Belo, São Paulo.

Continua após a publicidade
Publicidade