Continua após publicidade

Escultura de 6 m de altura transmite o planeta Terra ao vivo

O ativista e artista chileno Sebastiano Errazuriz assina a obra no centro de Nova York com uma transmissão ao vivo de um satélite da NASA no espaço

Por Fernanda Drumond
Atualizado em 17 fev 2020, 16h40 - Publicado em 14 mar 2019, 13h28
(@sebastianstudio/CASACOR)

O projeto mais recente do ativista e artista chileno Sebastiano Errazuriz é uma escultura pública de mais de seis metros de altura, no centro de Nova York, com uma transmissão ao vivo de um satélite da NASA no espaço.

(@sebastianstudio/CASACOR)

A estrutura monumental intitulada Blu Marble envolve uma tela LED sob medida e um bot inteligente construído por Errazuriz e sua equipe. O robô trabalha para selecionar fotografias ao vivo capturadas do satélite e costurá-las usando um programa especial para criar uma sequência de vídeo ao vivo do planeta Terra. Geralmente usados ​​para monitorar e estudar variações diárias de vegetação, ozônio, aerossóis, nuvens, refletividade, etc., esses satélites de nova geração permitem a transmissão ao vivo de nossa Terra em constante mudança. A audiência que passa pela instalação à noite vê uma Terra parcialmente escura com aglomerados de luz e, em contraste, condições meteorológicas durante o dia.

Continua após a publicidade
(@sebastianstudio/CASACOR)

A escultura é a tentativa de Errazuriz de construir uma perspectiva macro sobre o que ele descreve como “um pequeno instante dentro de um espaço e tempo maior”. “Blu Marble vai transformar o horizonte de NY”, ele escreveu em seu Instagram. “Um lembrete de nossa existência milagrosamente frágil”.

(@sebastianstudio/CASACOR)

O projeto inovador foi lançado em Manhattan, no dia 13 de março, na 159 Ludlow Street, com lançamento privado na Richard Taittinger Gallery. Por apenas uma noite, haverá uma exposição no bairro em cooperação com o New Museum, quando o Blu Marble transformará o horizonte de Manhattan. Em 2019 é comemorado o 50º aniversário da primeira pessoa que caminhou na Lua. Este momento histórico mudou a perspectiva humana sobre limitação e possibilidade. Três anos depois, quando a Apollo 17 estava em sua última missão lunar, a equipe tirou a famosa foto “Blue Marble” mostrando a primeira imagem da Terra do espaço e a mais reproduzida fotografia da Terra. A Blu Marble presta homenagem à imagem icônica, trazendo-a à vida e aumentando substancialmente seu tamanho para conscientizar sobre nossa necessidade de perspectiva e introspecção.

(@sebastianstudio/CASACOR)

O projeto foi possível graças ao apoio da inovadora empresa Fontem Ventures, dona de uma das primeiras marcas de cigarro eletrônico dos EUA, a Blu, como parte de uma nova campanha, “Pledge World by Blu”, que visa realizar os sonhos dos consumidores adultos ao embarcarem em uma jornada potencialmente inovadora. A empresa convidou Sebastian Errazuriz para fazer uma promessa, através do Pledge World, de uma oportunidade única na vida para tornar suas ambições em realidade. Através do Pledge World, a Blu tem ajudado os consumidores adultos a tornar realidade suas experiências de vida e em suas escolhas para uma vida mais positiva.

Continua após a publicidade
Publicidade