Artboard Created with Sketch.

Cristiano Mascaro celebra 50 anos de carreira com exposições simultâneas

Com abordagens diversas, as exposições acontecem no Sesc Pinheiros e no complexo Cidade Matarazzo

A trajetória do fotografo, arquiteto e professor Cristiano Mascaro é tema de duas exposições simultâneas que ocorrem na capital paulistana. “O que os olhos alcançam” é o título da mostra iniciada nesta no dia 29 de março, no Sesc Pinheiros. Em 3 de abril, é a vez da abertura de “Alma”, que acontece no complexo Cidade Matarazzo.

 (Divulgação/CASACOR)

No Sesc Pinheiros estão cerca de 180 imagens de Mascaro, escolhidas pelo crítico e curador Rubens Fernandes Junior. Intitulada “O Que os Olhos Alcançam”, a mostra busca revelar um pouco desses 50 anos de produção intensa, desde o início de carreira, atuando como como fotojornalista, depois como professor e criador de uma estética própria com foco no espaço urbano – as cidades e seus personagens. Chegando até sua atuação como um narrador de histórias, muitas delas inspiradas na literatura, e como memorialista das cidades pela produção de inúmeros livros.

Nas galerias do Sesc, imagens distantes de Tóquio ou Doha, encontram-se com os registros de lugares, muitas vezes prosaicos como Carapicuíba e, principalmente, São Paulo – eminente objeto de observação do fotografo.

No complexo Cidade Matarazzo, a exposição “Alma” integra a programação oficial do Gallery Night, circuito de galerias realizada pela SP-Arte. Com curadoria de Marc Pottier, 20 fotografias evocam as possíveis presenças que permeiam as paredes do antigo Hospital Matarazzo, que teve suas atividades encerradas em 1993. Ali, desde 2013, o fotógrafo investiga a história dos vários espaços abandonados da instituição desativada, hoje tomada por grandes obras de construção que, em breve, transformarão-se no complexo Cidade Matarazzo. As imagens P&B, em grande formato, revelam um pouco do que está invisível aos visitantes.

 (Divulgação/CASACOR)

“Fotografar é criar com a força transfiguradora do olhar”, afirma o fotografo.

Cristiano Mascaro é fotógrafo, arquiteto e professor. Formado em arquitetura pela FAU/USP é um dos mais importantes fotógrafos da capital paulista e de sua arquitetura, que documenta há mais de duas décadas. Entre seus trabalhos mais importantes, há registros do interior do Estado de São Paulo e de patrimônios históricos de todo o Brasil.

Serviço “O Que os Olhos Alcançam”

Onde? 

Sesc Pinheiros – R. Paes Leme, 195 tel: 3095-9400

Quando?

Até 23 de junho de 2019

Quanto?

Grátis


Serviço “Alma”

Onde?

Cidade Matarazzo – Alameda Rio Claro, 190

Quando?

De 3 a 28 de abril de 2019

Quanto?

Grátis, sob agendamento prévio pelo e-mail: recepcao@cidadematarazzo.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.