Artboard Created with Sketch.

Vem aí a 15ª edição da SP-Arte com eventos pela cidade

Além do Pavilhão da Bienal, a programação se espalha por outros endereços

O espaço da Amsterdam Sauer apostou em uma estética brasileira.

O espaço da Amsterdam Sauer apostou em uma estética brasileira. (Ênio Cesar/CASACOR)

Quem estiver em São Paulo entre os dias 3 e 7 de abril poderá ter o privilégio de ver um imenso número de obras de arte em um único espaço e, quem sabe, incrementar sua coleção ou começar uma. A 15ª edição da SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo é um evento que conta com a participação de galerias, instituições e artistas do mercado da arte e design. Aliás, este ano o setor de design cresceu consideravelmente. Veja quais são os destaques!

Jacqueline Terpins. Título: “Aparador U em balanço”. Data do trabalho: 2019. Técnica: laminado de madeira Imbuia

Jacqueline Terpins. Título: “Aparador U em balanço”. Data do trabalho: 2019. Técnica: laminado de madeira Imbuia (© Cortesia Jacqueline Terpins/CASACOR)

Quando a SP-Arte acontece, São Paulo respira arte e este ano essa sensação promete ser ainda mais intensa. Considerado o evento mais importante do setor na América Latina, nesta edição vai além dos portões do Parque Ibirapuera e a programação dentro do Pavilhão da Bienal está fortalecida, com expositores de diversas regiões do Brasil e do mundo.

Cristina Canale. Título: se˜norita. Data do trabalho: 2018.

Cristina Canale. Título: se˜norita. Data do trabalho: 2018. (© Everton Ballardin/Carbono Galeria/CASACOR)

“Desde o início, seguimos atentos às tendências do mercado internacional e, nesse contexto, mantivemos diálogo constante com os mais importantes curadores, colecionadores e diretores de grandes instituições. Hoje podemos notar não apenas o amadurecimento do nosso mercado, como também uma crescente internacionalização da arte brasileira mundo afora, com a ascensão de nossos artistas no circuito internacional. Sem dúvida alguma, a SP-Arte teve um papel importante nesse movimento, que parece ainda ter muito a trilhar nessa direção”, afirma Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da SP-Arte.

Quem vem

Entre as novidades, estão novos curadores, encontros com artistas e a participação de instituições renomadas. Das galerias internacionais, há nomes confirmados como David Zwirner, de Nova York, Neugerriemschneider, de Berlim, Alexander Gray Associates, de Nova York, Galleria Franco Noero, de Turim, e Lisson Gallery, de Londres.

Já as galerias brasileiras, além de se apresentarem no Pavilhão da Bienal, integram a agenda de eventos culturais do evento. Entre as participantes estão Almeida e Dale, Dan Galeria, Fortes D’Aloia & Gabriel, Bergamin & Gomide, A Gentil Carioca, Luciana Brito, Galeria Luisa Strina e Galeria Millan.

Admirando obras.

Admirando obras. (Jéssica Mangaba/CASACOR)

A produção artística da América Latina vai ser tema de uma homenagem especial no setor Solo, que estará sob a responsabilidade da chilena Alexia Tala. Ela propõe a desconstrução que a América Latina tem de si ao enxergar-se como uma terra descoberta e civilizada pelo contato com os europeus. A ideia de seu trabalho é inverter esses olhares e propor novos conceitos a partir da história, antropologia, etnografia, arquitetura e história.

Sandra Vásquez de la Horra. Título: “Astros que brillan”. Data do trabalho: 2014. Técnica: grafite sobre papel, cera. Dimensões: 100 x 70 cm.

Sandra Vásquez de la Horra. Título: “Astros que brillan”. Data do trabalho: 2014. Técnica: grafite sobre papel, cera. Dimensões: 100 x 70 cm. (© Cortesia Bendana-Pinel Galería/CASACOR)

O setor Performance foi um dos grandes destaques do ano passado e agora deixa de ter um espaço específico e volta a espalhar-se pelo Pavilhão da Bienal. A curadoria fica por conta de Marcos Gallon, diretor artístico da Verbo – Mostra de Performance Arte. Durante os dias em que acontece a SP-Arte, cinco artistas se apresentarão em horários alternados.

Vale ficar de olho também na programação dos talks, pois trata-se de uma importante plataforma para a compreensão e o debate da arte contemporânea. A organização do evento preparou mais talks neste ano. Além das palestras, haverá o Meet the Artists, onde o público poderá interagir com artistas e designers. É uma boa oportunidade de saber um pouco mais sobre os bastidores do processo de criação deles.

 (Ênio Cesar/CASACOR)

Outros eventos bacanas: o Circuitos Ateliês Abertos e o Gallery Night. Estes fazem parte da programação que vai além do prédio da Bienal. No primeiro, os artistas receberão o público in loco para interagir e mostrar suas técnicas e criações mais recentes. E no Gallery Night, galerias de toda a cidade aumentam seu horário de funcionamento durante a SP-Arte, possibilitando ao público um tour por grandes exposições.

Então, prepare-se para aprender ainda mais sobre arte. É só montar seu roteiro e curtir tudo o que a SP-Arte vai oferecer. Anote na agenda:

15ª edição da SP-Arte

Quando?

De 4 a 6 de abril – quinta-feira a sábado, das 13h às 21h

7 de abril – domingo, de 11h às 19h.

Onde?

Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera, Portão 3 – São Paulo, Brasil

Quanto?

Entrada inteira: R$50

Meia-entrada: R$20*

*estudantes, portadores de deficiência e idosos com mais de sessenta anos [necessária a apresentação de documento]. O Vale-Cultura poderá ser utilizado para o abatimento de 50% do valor do ingresso. Crianças de até dez anos não pagam entrada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.