Artboard Created with Sketch.

Conheça os 5 highlights da Semana de Arte de Miami 2018 

Veja aqui uma seleção entre os mais de 200 eventos que ocorrem na cidade de Miami durante a Art Miami Week

A 17ª edição da Art Basel Miami Beach, a maior feira da semana, reúne mais de 200 galerias de arte contemporânea e moderna de todo o mundo, incluindo grandes instituições como Hauser & Wirth, Lisson Gallery e Galerie Perrotin. Mas uma série de mostras individuais exibidas pelas galerias menores atraem a curiosidade dos visitantes.

Setor Survey da Art Basel Miami

Eat Fat, obra de Regina Vater da Série LuxoLixo de 1974 na Galeria Jaqueline Martins.

Eat Fat, obra de Regina Vater da Série LuxoLixo de 1974 na Galeria Jaqueline Martins. (Reprodução/CASACOR)

No espaço da americana Thierry Goldberg, os trabalhos da artista Tschabalala Self, de 28 anos, revelam questões sobre a apropriação do corpo feminino negro na cultura contemporânea. Há também a Galeria Jaqueline Martins, do Brasil, que apresenta um levantamento do trabalho de Regina Vater. A artista brasileira é conhecida por suas instalações feministas inspiradas em mitologias afro-brasileiras durante os anos 70 e 80.

Art Basel Miami Beach | de 6 de dezembro a 9 de dezembro | 1901, Convention Center Drive, em Miami Beach

Pop Minimalism | Minimalist Pop

Exposição Pop Minimalism | Minimalist Pop

Exposição Pop Minimalism | Minimalist Pop (Reprodução/CASACOR)

Larry Gagosian e Jeffrey Deitch apresentam uma retrospectiva da arte pop minimalista. A mostra curada pela dupla retorna ao icônico Moore Building, no Design District. Para a 4ª edição, a proposta foi inovadora: conciliar os movimentos artísticos radicalmente contrastantes como a Pop Art e o Minimalismo. Ambos os movimentos surgiram no início dos anos 1960 como alternativas ao expressionismo abstrato dominante nos EUA e Europa durante o pós-guerra.

 (Reprodução/CASACOR)

E, enquanto a Pop Art usava imagens da mídia para eliminar as fronteiras entre alta cultura e publicidade, o minimalismo usava as formas geométricas simples com repetições simétricas para criar sensações não obvias e nada manipuladas. Trabalhos de Peter Halley, Jeff Koons, Adam McEwen, Sarah Morris e Richard Prince são exibidos simultaneamente sob um ponto de vista raro na arte contemporânea.

“Pop Minimalism | Minimalist Pop” | Até 9 de dezembro | Moore Building – 191 NE 40th Street, Miami

NADA – feria de arte independente

“Morning Defeats & Gloria Victis”, de Marie Jacotey, que compreende 125 desenhos únicos em um painel de poliéster.

“Morning Defeats & Gloria Victis”, de Marie Jacotey, que compreende 125 desenhos únicos em um painel de poliéster. (Cortesia da artista e da Galeria Hannah Barry Arte/CASACOR)

A feira de arte independente NADA retorna ao Ice Palace Studios e este ano reúne 125 galerias e uma notável variedade de obras Queer e com temática feminista. Um dos destaques da feria é a galeria Mrs., cediada no Queens, em Nova Iorque, que apresenta as esculturas em grande escala e aquarelas vibrantes do artista Chris Bogia, um dos fundadores da Fire Island Artist Residency. Imperdível também são as galerias Fierman e Situations, que mostram obras de Jimmy Wright – artista reconhecido por suas pinturas figurativas, que retratam a sexualidade nos anos 1970. Vale também visitar a galeria britânica Hannah Barry, que apresenta o trabalho da artista francesa Marie Jacotey, cuja instalação têxtil “Morning Defeats & Gloria Victis” evoca as salas dos clubes noturnos e boudoirs de Paris.

NADA | de 6 de dezembro a 9 de dezembro | Ice Palace Studios | 1400 North Miami Avenue, Miami

Exposição “Eu não quero esperar que nossas vidas terminem” de Manuel Solano

Manuel Solano, “In the Metro, or She’s Not Pretty,” 2018.

Manuel Solano, “In the Metro, or She’s Not Pretty,” 2018. (Cortesia do artista e do Peres Projects de Berlin/CASACOR)

Este ano, Manuel Solano apresenta sua primeira exposição individual no recém-reformado Instituto de Arte Contemporânea de Miami. A mostra abrange pintura, fotografia, vídeo e instalação que usam diversas das temáticas caras ao artistas como: memória, identidade e percepção do universo com referências aos  elementos da cultura pop dos anos 90. Solano perdeu a visão em 2014, após complicações relacionadas ao vírus H.I.V. Destaque para o díptico feito em colaboração com sua mãe, Claudia Solano ­– uma ex-fotógrafa que deixou a carreira artística para cuidar da família. A obra exibe o traço da mãe ao retratar o filho e a pintura de Solano representando a mãe.

“Eu não quero esperar que nossas vidas terminem” | até 14 de abril de 2019 | ICA Miami – 61 NE 41st Street, Miami

Instalação e Performance de Abraham Cruzvillegas e Bárbara Foulkes

A coreógrafa Bárbara Foulkes e a instalação de Abraham Cruzvillegas’s “Autoreconstrucción”.

A coreógrafa Bárbara Foulkes e a instalação de Abraham Cruzvillegas’s “Autoreconstrucción”. (Paula Court, courtesy of the Kitchen/CASACOR)

O Grand Ballroom, no Centro de Convenções de Miami Beach será inaugurado com o trabalho do artista mexicano Abraham Cruzvillegas e a coreógrafa argentina Bárbara Foulkes. A performance acrobática intitulada “Autoreconstrucción”, apresentada em um palco ao ar livre construído com sucata, é inspirada nas culturas pré-colombianas do México, especificamente na música e dança tradicional do povo Huasteca. Gratuito, o evento acontece duas vezes ao dia, conta com a colaboração com o curador suíço Philipp Kaiser.

De 6 de dezembro a 9 de dezembro | apresentações às 15h e 17h | Grand Ballroom no Centro de Convenções de Miami Beach – 1901 Convention Center Drive, Miami Beach

Fonte: Benoît Loiseau para o New York Times

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.